EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Agroecologia, conceitos e prática

agroecologia
A agroecologia é um sistema de produção agrícola alternativa que busca a sustentabilidade da agricultura familiar resgatando práticas que permitam ao agricultor pobre produzir sem depender de insumos industriais como agrotóxicos, por exemplo. – Charge por Latuff, no Humor Político

Agroecologia, conceitos e prática

A Agroecologia é um tema importante a ser discutido, em comparação à agricultura convencional. Os processos herdados da ‘‘revolução verde’’, não consideram a ecologia local e são baseados na intensa utilização de agroquímicos, tendo como consequências danos à saúde, ao meio ambiente e à biodiversidade. Isto, por si só, já justifica a adoção de práticas agrícolas de base agroecológicas.

Para o professor doutor em Bioquímica Ulrich Loening, desde que o ser humano vislumbrou a necessidade de grandes produções agrícolas, a Terra começou a ser alterada. “Desde as primeiras revoluções agrícolas de 10 mil anos atrás, a agricultura tem perturbado ecologias locais, e agora com intensidade ainda maior”, pontua. Por isso, defende a necessidade de se romper essa lógica, estimulando formas de produções que respeitem as mais diversas ecologias do planeta. É o que o professor enfatiza ao destacar, por exemplo, que “métodos de agroecologia visando manter o húmus e os organismos do solo constituem a característica crucial da abordagem proposta”. Ou seja, uma nova relação com a terra, com a produção.

Na visão de Ulrich Loening, Agroecologia é a filosofia e a prática da agricultura que leva em conta a forma como a granja ou fazenda se encaixa na ecologia da região.

Em contraste com a agricultura convencional, que tem, na prática, ignorado ou atalhado processos naturais, a agroecologia tenta aproveitar processos naturais para produzir alimentos para os seres humanos. Ela enverga o ecossistema local em favor dos seres humanos, porém não muito. Por isso, passa a ser uma mudança na cultura social, um modo de vida que procura não subjugar a natureza.

Para fins de informação e para consolidar as consultas e pesquisas, apresentamos uma amostra do que publicamos, sobre Agroecologia:

Agroecologia, A Alternativa Agrícola Sustentável E Socialmente Justa

Ana Maria Primavesi: A Pioneira Semeadora Da Agroecologia

Mulheres Quilombolas Destacam-Se Com Produção Agroecológica No Tocantins

Agrotóxico E Câncer, Não; Agroecologia, Sim

Agroecologia Nos Assentamentos No Sul De MG

Agroecologia Ganha Importância No Debate Sobre O Que Fazer Para Superar O Modelo Da ‘Revolução Verde’

Redes De Agroecologia Como Uma Alternativa À Agricultura Industrial

Dialética Da Agroecologia

Agroecologia Urbana

Agroecologia E Capacidade De Uso Das Terras Tem Relação Direta

Agroecologia: Incomodando A Sociedade Dos Alimentos Enlatados

Agroecologia E Aptidão Agrícola Das Terras: Convergências Para A Sustentabilidade

Percepção Ambiental Da Agroecologia

Agroecologia E Sinergia Social

Agroecologia Na Prática: Comunidades Mostram Que É Possível Produzir Alimentos Saudáveis Sem Agredir O Meio Ambiente

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 20/07/2020

 

Para pesquisar mais sobre este tema ou outros, use a ferramenta de pesquisa

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.