Regras para envio/publicação de artigos

A revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394, e a Revista Cidadania & Meio Ambiente, ISSN 2177-630X, são abertas a contribuições, inclusive porque a socialização da informação e o estímulo ao debate são alguns dos nossos conceitos essenciais.

Os autores devem estar devidamente identificados, com e-mail válido e verificável, com um resumo de seus dados pessoais, formação acadêmica e atuação profissional.

Os artigos podem ser originais ou de revisão. Adicionalmente, podem sem publicados artigos originalmente publicados em outros veículos, desde que enviados pelos autores e com republicação expressamente autorizada.

Em termos práticos, os autores devem enviar seus artigos, no formato Doc ou Txt e ele serão lidos, avaliados e discutidos quanto à adequação ao conteúdo do portal e perfil dos leitores e programação de publicação. Em tese, revista eletrônica EcoDebate, não temos limites de laudas e respeitamos o formato/tamanho/contexto decidido pelos autores. Na revista Cidadania & Meio Ambiente os artigos propostos devem ter até 5 mil caracteres.

No entanto, pedimos que os autores observem uma condição básica: a EcoDebate é copyleft e tudo que publicamos pode ser livremente copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação. Em razão disto, os autores devem, necessariamente, reconhecer e concordar com o conceito de copyleft.

Regras para comentários

O espaço de comentários é moderado e não serão publicadas quaisquer mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou, ainda, que desrespeitem a privacidade alheia, que tenham caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, ou, ainda, que tenham linguagem grosseira, obscena.

É importante, também, que os comentários sejam respeitosos e observem o direito de opinião dos autores. Os comentários podem e devem discutir, questionar e criticar o texto e o contexto do que é publicado, mas não podem desqualificar quem quer que seja.

Neste sentido, o espaço de comentários não pode ser usado para expressão de intolerância, compreendida aqui como a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos de vista diferentes.

** A Lei 7.716, de 1989, pune, com pena que pode chegar a cinco anos de reclusão, aquele que utiliza os meios de comunicação social, como a internet, para promover o ódio e a discriminação em razão da raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. **

Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões e ideias. Entretanto, o exercício dessa liberdade não deve afrontar o direito alheio, como a honra e a dignidade de uma pessoa ou determinado grupo. O discurso do ódio é uma manifestação preconceituosa contra minorias étnicas, sociais, religiosas e culturais, que gera conflitos com outros valores assegurados pela Constituição, como a dignidade da pessoa humana. O nosso limite é respeitar o direito do outro [Fonte: Ministério da Justiça]
Não serão publicados comentários que tentam se aproveitar deste espaço democrático para “destacar” outros sítios ou blogues ou, ainda, que tenham por objetivo comercializar produtos ou serviços.

Comentários desconexos ou sem sentido em relação ao tema comentado também serão descartados. Insistimos que o espaço para comentários é um espaço democrático destinado às opiniões relativas ao texto originalmente publicado.

Os comentários com autores anônimos ou que utilizem servidores/endereços de e-mail inexistentes também não serão publicados.

O anonimato na web é plenamente justificável quando preserva a segurança pessoal do usuário, ocultando sua identidade. Nos demais casos, ele não é necessário ou justificável. Respeitamos o direito de opinião e expressão, mas, em contrapartida, os leitores e as leitoras devem se identificar corretamente. Para isto, em caso de dúvida, enviamos um e-mail de confirmação de origem do comentário.

Os comentários que não tiverem o e-mail de origem confirmado serão automaticamente excluídos.

Em síntese: A revista eletrônica EcoDebate se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor.

A revista eletrônica EcoDebate não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

Top