Construindo Escola Sustentável: Elaboração e Utilização de Cartilha como Ferramenta de Educação Ambiental, por Maria Lindalva Oliveira Fernandes e Débora Barros Andrade

 

CONSTRUINDO ESCOLA SUSTENTÁVEL : ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE CARTILHA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
*Maria Lindalva Oliveira Fernandes
* Débora Barros Andrade

 

Resumo

A Educação Ambiental tem sido uma ferramenta inovadora e transformadora para a formação de gerações socioambientais responsáveis, o que nos leva a grande caminhada pela sustentabilidade do planeta, reconhecendo a importância da aplicação da EA como ação básica e indispensável para alcançarmos comportamentos corretos de preservação ao meio e vida.

Este trabalho relata uma experiência de construção coletiva das cartilhas ambientais do projeto Recicléia adote essa ideia como um processo pedagógico em educação ambiental, envolvendo alunos/as e professores/as da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Miguel de Bulhões no município de São Miguel do Guamá-Pa.

A metodologia utilizada no decorrer do processo abarcou a discussão de questões que envolveram a percepção, valorização e importância do tema meio ambiente. Considera-se que a experiência desenvolvida na elaboração das cartilhas Recicléia adote essa ideia contendo informações sobre a importância da preservação do meio ambiente com uma visão holística das diferentes questões ambientais, caracterizou uma prática dinâmica e diferenciada de aprendizagem, em que foi oportunizada a toda a comunidade escolar repensar as atitudes de respeito e cuidado com o meio ambiente, contando ainda com a oportunidade de aprender os conteúdos disciplinares a partir de sua realidade ambiental.

Palavras-chave: Educação ambiental; Cartilhas Ambientais; Conscientização.

 

recicléia

 

** Para acessar o artigo na íntegra, no formato PDF, clique no link:
170619 +a Artigo da recicleia (1)-2

 

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 19/06/2017

"Construindo Escola Sustentável: Elaboração e Utilização de Cartilha como Ferramenta de Educação Ambiental, por Maria Lindalva Oliveira Fernandes e Débora Barros Andrade," in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 19/06/2017, https://www.ecodebate.com.br/2017/06/19/construindo-escola-sustentavel-elaboracao-e-utilizacao-de-cartilha-como-ferramenta-de-educacao-ambiental-por-maria-lindalva-oliveira-fernandes-e-debora-barros-andrade/.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Deixe uma resposta

Top