Ebook Educação Ambiental na Educação Básica: Entre a disciplinarização e a transversalidade da temática socioambiental

 

Ebook Educação Ambiental na Educação Básica: Entre a disciplinarização e a transversalidade da temática socioambiental

 

Este livro nos apresenta de forma original um conjunto de artigos que aborda o tema da educação ambiental nas escolas num contexto em que se debatem mudanças que se coloca em questão o desenho curricular e os potencias riscos que pode promover na formação dos estudantes. O livro mostra a relevância de trazer à tona questões que permeiam o conflito interdisciplinaridade e disciplinarização apresentando a importância da participação de todos os atores que possuam interface com o debate, defendendo a transversalidade da temática ambiental (Trecho do Prefácio do Profº. Drº. Pedro Roberto Jacobi – USP).

A concepção deste livro surgiu após a proposição do Projeto de Lei do Senado (PLS) 221/2015 de autoria do Senador Cássio Cunha Lima. Este PLS trata de uma questão há muito discutida no campo da educação ambiental (EA): devemos transformá-la em disciplina ou trabalhar de modo transversal seus temas? Além disso, propõe alterações na Lei nº 9.795/99 que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, sugerindo a inclusão de um novo objetivo para a EA.

Esta obra é um primeiro passo no qual buscamos analisar o embate entre diferentes visões sobre a Educação Ambiental Escolar, de forma que nos posicionamos a favor da transversalidade da questão socioambiental e contra a disciplinarização da EA.

O livro é composto por 13 capítulos e 2 anexos de alunos da Pós-graduação em Educação Ambiental para Sustentabilidade do Centro Universitário Senac-Santo Amaro (São Paulo-SP) e autores convidados. O arquivo PDF do livro está disponível para download a partir do link:
https://naraiz.wordpress.com/2017/03/28/livro-educacao-ambiental-na-educacao-basica-entre-a-disciplinarizacao-e-a-transversalidade-da-tematica-socioambiental/

Valdir Lamim-Guedes
Biólogo e Mestre em Ecologia – UFOP
Doutorando em Educação – USP
Docente na Pós-graduação em Educação Ambiental para a Sustentabilidade do Senac-SP

 

Nota da redação: Visando uma compreensão mais sólida sobre o tema “Educação Ambiental”, selecionamos alguns artigos que podem ajudar e entender melhor e, sempre que possível, utilizar as ferramentas e metodologias sugeridas.

A Importância Da Educação Ambiental No Ambiente Escolar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DOCENTE: Ressignificação Da Prática Pedagógica

Conceitos E Contextualização Da Educação Ambiental Com Enfoque Regional

Educação Ambiental No Século 21 – Reavaliando Paradigmas

Temas Transversais E Educação Ambiental: Uma Questão Ainda Não Muito Discutida Nas Políticas Públicas Da Educação Brasileira

Educação Ambiental: Novas Estratégias; Pesquisas, Tendências Sociopolíticas, Ambientais Entre Brasil E Outros Países Da América Latina

Educação Ambiental: A Importância Deste Debate Na Educação Infantil

Construindo Escola Sustentável: Elaboração E Utilização De Cartilha Como Ferramenta De Educação Ambiental

Ebook Educação Ambiental Na Educação Básica: Entre A Disciplinarização E A Transversalidade Da Temática Socioambiental

Educação Ambiental: Quem É O Alvo?

Projetos De Educação Ambiental

A Educação Ambiental Como Instrumento De Serviço Do Meio Ambiente

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 31/03/2017

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top