Educação Ambiental: A importância deste debate na Educação Infantil, artigo de Ricardo Santos David

 

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A IMPORTÂNCIA DESTE DEBATE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Environmental education: The importance of this debate in Early Childhood Education

Ricardo Santos David

Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a evolução histórica e prática da questão ambiental no âmbito da educação infantil apresentamos conceitos de meio ambiente e sustentabilidade, além de expor questões ambientais sob a ótica pedagógica dos Parâmetros Curriculares Nacionais e pensamentos baseados em pesquisadores da área. Tratamos da Interdisciplinaridade e da transversalidade ligados ao tema EA. Explicita-se também a importância da atuação dos professores como elemento primordial para a conscientização e o desenvolvimento ambiental na educação infantil, mostramos que é possível, através da educação infantil, implantar a educação ambiental, para que haja a aquisição de valores sobre a preservação do meio ambiente, considerada um fator determinante para a sustentabilidade da humanidade, por parte das crianças, podendo estas agir como multiplicadores de conscientização ambiental.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Infantil; Sustentabilidade; Interdisciplinaridade.

Abstract: The present work aims to analyze the historical evolution and practice of environmental issues in the context of early childhood education, presenting concepts of environment and sustainability, in addition to exposing environmental issues from the perspective of teaching national curriculum guidelines and thoughts based on the Earth Charter. It also emphasizes the importance of teachers’ performance as a fundamental element when raising awareness and environmental development in early childhood education, showing that is possible, through early childhood education, to implement environmental education, so that there is the acquisition value on preserving the environment, considered a determinant factor for the sustainability of mankind, by children, who can act as environmental awareness multipliers.

Keywords: Environmental Education; Early Childhood Education; Sustainability. Interdisciplinary.

Autor: Ricardo Santos David – Pós-Doutorado em Educação: Formação de Professores e Psicologia Educacional: FCU – Florida Christian University / EUA. Mestrado e Doutorado e Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias, pela Uniatlántico – Espanha. Especialista em Docência do Ensino Superior, Coordenação Pedagógica, Educação Ambiental e Sustentabilidade e Semiótica, pela Universidade Candido Mendes – Rio de Janeiro. Coordenador e Pesquisador do Centro de Estudos da Lingua(gem) pela Uniatlántico – Espanha e América Latina. E-mail: ricardosdavid@hotmail.com

Introdução

A educação, sem dúvida alguma, ainda é a melhor via para o desenvolvimento da cidadania, e os processos educativos são fundamentais para a promoção das mudanças de hábitos e atitudes das pessoas e suas relações com meio ambiente, principalmente os que associam atividades informativas e sensibilizadoras. Porém, deve-se compreender que tais processos não podem ser vistos como ferramentas isoladas, mas que integram um conjunto de ações sociais para a busca de soluções dos problemas ambientais. O Meio Ambiente é um tema de abrangência nacional e discuti-lo, favorece a compreensão da realidade e a participação social. Portanto, é assunto fundamental para a construção da cidadania e da democracia. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 2007) o introduziram como tema transversal, referendado pela Política Nacional de Educação Ambiental, oficializada, por meio da Lei 9.795 de 27 de Abril de 1999, que introduz a Educação Ambiental no ensino formal. Portanto, a proposta da transversalidade é uma forma concreta de reinserir a escola e a comunidade no contexto da vida das comunidades e incorporar as questões ambientais existentes no cotidiano da localidade para o interior da prática disciplinar e do projeto educativo da escola.

Todavia, a inserção da temática ambiental no projeto educativo escolar e na prática pedagógica dos educadores de forma permanente e contínua, tem encontrado obstáculos. Isso pode ser observado na maioria das salas de aula.

Para diminuirmos os problemas da crise ambiental precisamos resgatar valores e vivências. A humanidade evolui construindo máquinas e mecanismos que facilitam a sua vida, mas o preço dessa evolução é o dano ambiental ( e social ), pelo consumo exagerado. Mas, como reverter essa situação? A EA, neste contexto, assume papel crucial para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, que seja capaz de viver de forma que não se esgotem os recursos naturais. É preciso sensibilizar para que possa ocorrer a conscientização coletiva.

** Para acessar o artigo na íntegra, no formato PDF, clique no link.
170816_educacao_integral_ricardo_santos_david

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 16/08/2017

Educação Ambiental: A importância deste debate na Educação Infantil, artigo de Ricardo Santos David, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 16/08/2017, https://www.ecodebate.com.br/2017/08/16/educacao-ambiental-importancia-deste-debate-na-educacao-infantil-artigo-de-ricardo-santos-david/.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top