EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Temas Transversais e Educação Ambiental: Uma questão ainda não muito discutida nas Políticas Públicas da Educação Brasileira, artigo de Ricardo Santos David

 

artigo

 

Temas Transversais e Educação Ambiental: Uma questão ainda não muito discutida nas Políticas Públicas da Educação Brasileira, artigo de Ricardo Santos David

Resumo: A proposta inicial deste artigo é articular diversos saberes e competências, os livros de Meio Ambiente e Atualidades incorporam temas transversais, como ética e pluralidade cultural, às diferentes áreas do conhecimento.

As propostas contidas neles podem ser aproveitadas nas atividades de culminância de cada unidade de estudo e também podem ser usadas como viés na elaboração dos trabalhos dirigidos.

Este artigo científico faz uma reflexão sobre o Meio Ambiente agora retratado Educação Ambiental, tema transversal, que consta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) para o ensino fundamental. A proposta é descrever pontos do documento relativos à questão ambiental, ao modelo de desenvolvimento econômico e social, à Educação Ambiental e às manifestações da sociedade civil e dos governos e, ainda, os critérios didáticos de avaliação e de orientação. É fundamental entender a importância do tema Meio Ambiente dos PCN’s para o processo educativo, chamando a atenção para os seus limites, bem como discutir a questão ambiental e a Educação na organização social capitalista.

Palavras-chave: Desenvolvimento econômico; Sustentabilidade; Novas Tecnologias; Pluralidade Cultural; Ecologia; Recursos didáticos.

QUESTIONS TRANSVERSALES ET ÉDUCATION ENVIRONNEMENTALE: UNE QUESTION N’EST PAS TRÈS DISCUTÉE DANS LES POLITIQUES PUBLIQUES DE L’ÉDUCATION BRÉSILIENNE

Resumé: La proposition initiale de cet article est d’articuler diverses connaissances et compétences, les livres de l’environnement et de l’actualité incorporent des thèmes transversaux, tels que l’éthique et la pluralité culturelle, aux différents domaines de la connaissance. Les propositions qui y sont contenues peuvent être utilisées dans les activités culminantes de chaque unité d’étude et peuvent également servir de préjugés dans l’élaboration des travaux dirigés. Cet article scientifique fait une réflexion sur l’environnement maintenant dépeint l’éducation environnementale, un thème transversal, qui apparaît dans les paramètres nationaux du curriculum (PCN) pour l’enseignement primaire. La proposition consiste à décrire les points du document concernant la question environnementale, le modèle de développement économique et social, l’éducation environnementale et les manifestations de la société civile et des gouvernements, ainsi que les critères didactiques d’évaluation et d’orientation. Il est fondamental de comprendre l’importance du thème environnemental des PCN pour le processus éducatif, en attirant l’attention sur ses limites, ainsi que sur la question environnementale et l’éducation dans l’organisation sociale capitaliste.

Mots-clés: Développement économique; Durabilité; Nouvelles technologies; Pluralité culturelle; Écologie; Ressources didactiques.

Autor:
Ricardo Santos David – (FCU – Uniatlántico) – ricardosdavid@hotmail.com
Pós-Doutorado em Educação: Formação de Professores e Psicologia Educacional: FCU – Florida Christian University / EUA. Mestrado e Doutorado e Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias, pela Uniatlántico – Espanha. Especialista em Docência do Ensino Superior, Coordenação Pedagógica, Educação Ambiental e Sustentabilidade e Semiótica, pela Universidade Candido Mendes de Janeiro. Coordenador e Pesquisador do Centro de Estudos da Lingua(gem) pela Uniatlántico – Espanha e América Latina. Foi Educador Ambiental no Ciclo Básico na Prefeitura Municipal de Jambeiro – São Paulo.

INTRODUÇÃO:

O assunto do momento é desenvolvimento e sustentabilidade, mas o que é sustentabilidade? E onde a educação entra como parte colaboradora desse processo de desenvolvimento? Vivemos em dias de acontecimentos inesperados, que se apresentam nas alterações do clima, nas manifestações da natureza e nos problemas da área produtiva dos alimentos. Tais problemas são adventos do modo de vida do mundo globalizado e consumista, que arranca da natureza tudo o quanto lhe é útil e agradável, alterando assim a forma natural das coisas no meio ambiente. Daí a sustentabilidade entra como uma maneira educada de ambas as partes saírem ganhando. No ano de 1979 na Assembleia Geral das Nações Unidas o conceito de desenvolvimento sustentável foi pensado como um processo integral que inclui dimensões, não só econômicas, mas culturais, éticas, políticas, sociais, ambientais. Durante muito tempo se considerou a sustentabilidade, como associada à viabilidade econômica das organizações e por muito tempo, a sustentabilidade de organizações sociais também esteve relacionada à eficiência econômica, e esta, por sua vez associada à captação de meios e recursos. Neste panorama, a sustentabilidade é atingida por meio da combinação das fontes de financiamento.

Os conteúdos a serem trabalhados no ensino fundamental são aqueles que incluem temas transversais como Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Educação Cidadã e Educação para o Trânsito. Quer dizer, a Educação Ambiental e Cidadã também pode e deve ser abordada de forma transversal, ou seja, perpassando todas as demais disciplinas. A Educação Ambiental deve contemplar formas de manutenção da limpeza do ambiente, práticas na agricultura, formas de evitar desperdícios com água e alimentos, maneiras de elaborar campanha ambientais-cidadãs e informações sobre como dispor dos serviços existentes relativos ao meio ambiente e à vida na cidade: de quem podemos cobrar e/ou exigir condutas ambientais e cidadãs. Os conceitos ligados à cidadania devem ser igualmente trabalhados, tais como:
• Não poluir rios;
• Não jogar lixos nas ruas;
• Economizar agua;
• Separe os lixos;
• Cuide das plantas;
• Proteja os animais;
• Não jogue lixo nas praias etc;

** Para acessar o artigo na íntegra, no formato PDF, clique no link:
170830educacaoambientalautorricardo-1

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 30/08/2017
 

Visando uma compreensão mais sólida sobre o tema “Educação Ambiental”, a redação EcoDebate, selecionou alguns artigos que podem ajudar e entender melhor e, sempre que possível, utilizar as ferramentas e metodologias sugeridas.

Boa leitura e sucesso na sua iniciativa em Educação Ambiental:

A Falácia Da Educação Ambiental Para As Crianças E Os Adolescentes

A Importância Da Educação Ambiental No Ambiente Escolar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DOCENTE: Ressignificação Da Prática Pedagógica

Conceitos E Contextualização Da Educação Ambiental Com Enfoque Regional

Educação Ambiental No Século 21 – Reavaliando Paradigmas

Temas Transversais E Educação Ambiental: Uma Questão Ainda Não Muito Discutida Nas Políticas Públicas Da Educação Brasileira

Educação Ambiental: Novas Estratégias; Pesquisas, Tendências Sociopolíticas, Ambientais Entre Brasil E Outros Países Da América Latina

Educação Ambiental: A Importância Deste Debate Na Educação Infantil

Construindo Escola Sustentável: Elaboração E Utilização De Cartilha Como Ferramenta De Educação Ambiental

Ebook Educação Ambiental Na Educação Básica: Entre A Disciplinarização E A Transversalidade Da Temática Socioambiental

Educação Ambiental E Resistência À Privatização Da Água

Educação Ambiental: Quem É O Alvo?

Projetos De Educação Ambiental

A Educação Ambiental Como Instrumento De Serviço Do Meio Ambiente

 
 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Temas Transversais e Educação Ambiental: Uma questão ainda não muito discutida nas Políticas Públicas da Educação Brasileira, artigo de Ricardo Santos David

  • Quando de fala em mudança de paradigma na estruturação de Programas de Educação Ambiental tem que se levar em conta a Resolução 001 / 2016 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA – ES) do Estado do Espírito Santo. Outra referência a ser considerada, frente ao tipo de estudo explicitado na referida Resolução, pode ser obtida através do site http://www.nepas.com.br , grupo sem fins lucrativos.

    Roosevelt
    Membro do CONSEMA – ES
    Membro do CERH – ES
    roosevelt@ebrnet.com.br

Fechado para comentários.