Região Norte tem 10% da população urbana atendida por rede de esgoto

 

Entre as regiões brasileiras, o Norte tem a menor cobertura de coleta de esgoto na área urbana com cerca de 10% dos moradores atendidos pelo serviço em 2014. Em seguida está o Nordeste, com 31% da população atendida. Os dados são do 20º Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos divulgado ontem (16) pelo Ministério das Cidades com números referentes ao ano de 2014.

Os percentuais das regiões Sul e Centro-Oeste são, respectivamente, 44% e 51%. Com maior índice de atendimento por rede de coleta de esgoto está o Sudeste, onde 83% da população urbana têm acesso ao serviço.

Brasil é o 112 pais em saneamento basico
No Brasil, 42,4% da população da área urbana não têm rede de coleta de esgoto. Foto: Arquivo Agencia Brasil
 

No Brasil, 57,6% da população da área urbana têm rede de coleta de esgoto. O secretário nacional de saneamento ambiental, do Ministério das Cidades, Paulo Ferreira, avalia que o percentual é baixo diante da meta proposta pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) de garantir rede de esgoto para 93% da população que vive na área urbana em 2033.

Segundo Ferreira, é preciso otimizar investimentos e tecnologias para avançar na cobertura. “É muito baixo diante da meta de universalização. O que temos que fazer é não deixar faltar recursos, buscar tecnologias mais econômicas e eficientes, procurar a inovação tecnologia e criar condições rápidas de licitações. Esses são pontos fundamentais para se avançar rápido no trabalho”, disse.

Em relação as metas do Plansab de ampliar o saneamento, o secretário disse que, no ritmo atual, o país terá dificuldade de cumprí-las, especialmente em relação ao esgoto que é uma obra mais demorada. “Esperamos que, com a economia melhorando, consigamos recuperar a quantidade e a velocidade dos investimentos. A iniciativa privada tem se interessado e isso complementa os investimentos. Então, vamos incentivar para que haja condições para o cumprimento das metas”.

O secretário diz que um dos entraves para o avanço mais rápido na ampliação do saneamento para a população é a dificuldade dos estados e municípios na gestão e rapidez da aplicação dos recursos. “O ministério tem feito esforço grande de dar assistência, verificar os problemas que aconteceram, se [foi] de licitação, de licenciamento ambiental, se [houve] falta de capacidade técnica para resolver o problema”, explicou.

O diagnóstico divulgado hoje mostra que, em 2014, 156,4 milhões de brasileiros que vivem em áreas urbanas tinham acesso à rede pública de abastecimento de água. O número representa 93% dos moradores das cidades do país.

Por Yara Aquino, da Agência Brasil, in EcoDebate, 17/02/2016

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Um comentário em “Região Norte tem 10% da população urbana atendida por rede de esgoto

  1. A falta de saneamento básico no Brasil é um problema grave de saúde pública.
    O Estado não deve ver o saneamento básico como um custo, mas sim como um investimento.
    Investir no Saneamento básico, significa economizar na saúde e melhora-lha substancialmente, vencendo as mais diversas doenças e batalhando positivamente os mais diversos mosquitos.

Comentários encerrados.

Top