Fukushima: municípios aceitam construção de depósitos temporários dos detritos da descontaminação

 

resíduos nucleares

 

Os municípios japoneses de Fukushima, Futaba e Okuma comunicaram ao governo que aceitam a construção de depósitos temporários para armazenagem dos detritos provenientes da descontaminação da central nuclear da região, atingida por um terremoto, seguido de tsunami, em março de 2011.

“É um fardo pesado para a região, mas tomamos a decisão dolorosa de aceitar a construção desses locais de armazenamento”, disse o governador de Fukushima, Yuhei Sato, aos ministros japoneses do Ambiente e da Reconstrução, em reunião ontem (1º).

O Estado nipônico procurava, há dois meses, convencer os líderes locais e as populações da necessidade absoluta de construir esses locais de depósito nas localidades contaminadas, perto da central nuclear, com a máxima urgência.

No entanto, o processo tem enfrentado obstáculos, diante do receio de que o temporário se torne permanente e que essas localidades se tornem definitivamente inabitáveis.

Os municípios de Futaba e Okuma também informaram que estão prontos a aceitar as condições.

O governo prevê comprar os terrenos requisitados, por meio da negociação com cerca de 2 mil proprietários, segundo estimativa da imprensa local.

Da Agência Lusa/ABr, no EcoDebate, 02/09/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Top