EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Transposição do rio São Francisco: livro do pesquisador João Suassuna é lançado em São Paulo

Transposição do Rio São Francisco na Perspectiva do Brasil Real

Com a presença de um público seleto e ávido por informações, foi lançado no sábado (14/08), na Bienal Internacional do Livro, de São Paulo, o livro do pesquisador João Suassuna, “Transposição do Rio São Francisco na Perspectiva do Brasil Real“.

A obra é composta por uma coletânea de artigos escritos nos últimos 15 anos pelo pesquisador, sobre a transposição do rio, representando a sua contribuição à hidrologia nordestina, com a discussão do assunto fundamentada em fatos concretos, com alternativas e soluções em torno de questões que ainda se arrastam no esquecimento e, quiçá, na ignorância do povo, tudo no contexto do Brasil real.

Na ótica do pesquisador, a vontade política não pode estar acima das possibilidades técnicas de se realizar as ações desenvolvimentistas na região sanfranciscana, sob pena de se estar pondo em risco todos os investimentos já realizados ao longo da bacia do rio. Para se ter uma idéia dessa problemática, só no setor elétrico, a CHESF, com muita competência, investiu cerca de US$ 13 bilhões, situação na qual o pesquisador costuma alertar que “energia é sinônimo de desenvolvimento e não podemos estar brincando com isso”. Para Suassuna, esse é o ponto mais relevante de seu trabalho, e onde estão situadas todas as mazelas políticas existentes e praticadas no Nordeste, conseqüência direta de uma rotina que vem se arrastando por longas datas, na qual as promessas dos maus políticos costumam iludir a população, a qual teima em continuar acreditando nas promessas do abastecimento farto, seguro e barato. No juízo do pesquisador, isso nada mais é do que a caça ao voto fácil das populações desinformadas. É o ato cruel de fazer política com o sofrimento e a miséria do povo.

O livro do pesquisador João Suassuna poderá ser adquirido na Editora Porto de Idéias, de São Paulo.

EcoDebate, 17/08/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

One thought on “Transposição do rio São Francisco: livro do pesquisador João Suassuna é lançado em São Paulo

  • Paulo Afonso da Mata Machado

    Sem entrar no mérito do livro do Eng. João Suassuna, gostaria de fazer um comentário sobre a expressão “rotina que vem se arrastando por longas datas, na qual as promessas dos maus políticos costumam iludir a população”.
    Ninguém contesta a existência da chamada indústria da seca, que se caracterizava pelo distanciamento do Estado em relação às obras da região. Por outro lado, ninguém discute também que a ação do Estado está sendo muito mais efetiva na ajuda aos povos que habitam o semi-árido brasileiro. Prova disso é o Programa Água Doce, que está estimulando a dessalinização da água do subsolo da região, utilizando-se o rejeito salino na criação de tilápias e de plantas que servem para a alimentação de ovinos e caprinos.

Fechado para comentários.