EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Operação conjunta fecha garimpo ilegal no Maranhão

Operação conjunta fecha garimpo ilegal no Maranhão 1

Operação conjunta fecha garimpo ilegal no Maranhão 2

No final da tarde dessa última segunda-feira, 09, a PF, o IBAMA, a Força Nacional de Segurança (FNS), a FUNAI e os Batalhões de Polícia Ambiental das PM’s do Maranhão e Goiás, realizaram uma ação conjunta que resultou no fechamento de um garimpo ilegal de ouro, localizado nas proximidades da Terra indígena Alto Turiaçu, no Município de Centro do Guilherme, no Maranhão.

Segundo apurou a PF, o garimpo, que funcionava em plena Amazônia Legal, estava ativo há cerca de seis meses e chegou a contar com aproximadamente 400 pessoas retirando ouro ilegalmente da área.

Atuaram na fiscalização 25 policiais federais, 40 policiais da FNS, 15 servidores do IBAMA, cerca de 10 PM’s, além de servidores da FUNAI.

Segundo dados preliminares avaliados pela perícia da PF, a área danificada teria o equivalente a quatro estádios do maracanã. Ainda não foi possível mensurar a extensão de todos os danos ambientais gerados.

Na ação foram presas oito pessoas, dentre as quais, o vice-prefeito do município de Centro do Guilherme, o qual se apresentou como proprietário das terras, garimpeiros e donos de maquinários.

Para a realização da ação conjunta, foi ainda necessária a utilização de três caminhões para a retirada de todo o maquinário apreendido, que inclui dragas, moinhos, motores, bombas, etc. O material apreendido foi previamente avaliado em cerca de 150 mil reais. Destaca-se que foi encontrada no local uma considerável quantidade de mercúrio, substância utilizada pelos garimpeiros que pode gerar sérios prejuízos à saúde e contaminar rios e córregos da região.
A ação fez parte da Operação Arco de Fogo, deflagrada no Maranhão em junho deste ano, que compreende um conjunto de medidas que objetiva a repressão e prevenção de delitos ambientais, especialmente aqueles que envolvem o tráfico e a extração ilegal de madeira, assim como delitos na área de mineração, contra a fauna e demais crimes ambientais.

* Informações da Superintendência Regional da PF no Maranhão, publicadas pelo EcoDebate, 13/11/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.