EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisadora da Feagri desenvolve técnica para pós-tratamento de esgoto

A tecnóloga Adriana Ribeiro Francisco:
A tecnóloga Adriana Ribeiro Francisco: “Alternativa é barata e de fácil aplicação em pequenas comunidades” (Foto: Antoninho Perri)

Garrafas plásticas do ti­po PET e a radiação UV solar como fonte de energia são os elementos utilizados pela tecnóloga Adriana Ribeiro Francisco para desenvolver um reator fotocatalítico com objetivo de proceder a desinfecção microbiológica e a degradação da matéria orgânica no pós-tratamento do esgoto. O objetivo, segundo Adriana, é possibilitar uma alternativa barata e de fácil aplicação em pequenas comunidades que não dispõem de recursos para investimentos no tratamento de efluente. “A garrafa PET, ao invés de ir para o lixo, pode ser transformada em algo útil, sem contar a radiação solar que é encontrada de forma abundante no Brasil”, destaca.

Os testes realizados nos laboratórios da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), orientados pelo professor José Euclides Stipp Paterniani, permitiram converter poluentes químicos para que a água fosse reutilizada. O tratamento atingiu eficiência média de remoção em 99,99% de Escherichia coli e 42% de redução do teor de matéria orgânica. “É necessário ampliar as análises para outros parâmetros de qualidade para identificar os possíveis usos da água, e desta forma verificar a sua viabilidade de implantação em escala real em pequenas propriedades”, destaca Adriana.

Em geral, o método usado no tratamento de água para desinfecção é chamado SODIS ou Desinfecção Solar. No entanto, o sistema não se mostra eficiente quando a água apresenta alta turbidez e matéria orgânica em grande quantidade. Como esse método não tem a propriedade de remoção de poluentes químicos, a alternativa proposta na dissertação de mestrado apresentada na Feagri, associa ao SODIS, o semicondutor da fotocatálise heterogênea, o dióxido de titânio e oxigênio para acelerar o processo. Os resultados foram satisfatórios para a desinfecção e eliminação de poluentes orgânicos, sendo que também a cor verdadeira foi um parâmetro que apresentou índices de 93% de remoção.

Na pesquisa, Adriana analisou a eficiência do reator de fotocatálise, tomando como base amostras de efluente final da estação de tratamento de esgoto da Feagri. Em uma segunda etapa, foram comparados os dois sistemas de fotocatálise que emprega a radiação UV emitida pelo sol e aquela realizada por lâmpada artificial. “A radiação artificial também apresenta bons resultados. No entanto, trata-se de uma tecnologia cara que demanda o uso de energia elétrica, ao contrário da radiação solar”, argumenta.

Matéria de Raquel do Carmo Santos, do Jornal da Unicamp, ANO XXIII – Nº 423

[EcoDebate, 25/03/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

One thought on “Pesquisadora da Feagri desenvolve técnica para pós-tratamento de esgoto

  • Missao Tanizaki

    No Brasil e no Mundo, precisamos valorizar os trabalhos que geram tecnologias BARATAS, como o apresentado nesta matéria.

    A HUMANIDADE sempre explorou a natureza sem medir as conseqüências e com isso tudo está se esgotando, gerando-se os atuais Problemas das SECAS e INUNDAÇÕES em muitos pontos do Planeta Terra, entre outros problemas – para resolver uma boa parte desses problemas o AGUAPÉ é a SOLUÇÃO ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

    Implementando muitos milhares de Pequenas Barragens por todo o Brasil / Mundo podemos instalar muitas Hidrelétricas para Produção de Energia Elétrica e garantir Grandes Reservas de Água de que a HUMANIDADE tanto necessita. Simultaneamente podemos Implementar Produção da AGUAPÉ , em Grande Escala, que servirá para DESPOLUIR as ÁGUAS e produzir BIOMASSA, em Grande Escala, que poderá ser utilizada para SUBSTITUIR grande parte do PETRÓLEO & DERIVADOS, assim como servirá para recuperar muita Área Degradada pela má utilização.

    Além da Escassez da ÁGUA, dos Problemas das SECAS / INUNDAÇÕES, as atuais poluições que são produzidas pela HUMANIDADE, através das Indústrias e Produção Agropecuária, estão causando problemas sérios e preocupantes para o Meio Ambiente e a Biodiversidade que podem se tornar IRREVERSSÍVEIS, com conseqüências desastrosa para toda HUMANIDADE – nos MARES / OCEANOS os Pesquisadores já tem ALERTADO quanto ao aumento de ÁREAS MORTAS.

    A AGUAPÉ tem POTENCIAL para substituir o PETRÓLEO & Derivados e Resolver os atuais Grandes Problemas da HUMANIDADE.

    Você pode ajudar a Sociedade Brasileira, dando as suas contribuições para criar e / ou fundar a ANPIA – Associação Nacional dos Profissionais Interessados pela AGUAPÉ

    O AGUAPÉ poderá abrir Uma Fantástica Porta para VOCÊ, Pesquisador ÉTICO ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (ESTÁ PARA MUDAR)
    Esplanada dos Ministérios, Bloco “D”, Sala 346-B, Brasíla/DF

    TUDO POR UM BRASIL / MUNDO MELHOR

Fechado para comentários.