EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Operação do Ibama embarga mais de oito mil hectares de desmatamento ilegal do cerrado no Tocantins

desmatamento no Cerrado

Realizada pela fiscalização do Ibama no Tocantins com apoio da Polícia Militar Ambiental, a operação Jalapão embargou 8119 hectares de áreas de cerrado desmatadas ilegalmente nos municípios de Mateiros, Rio da Conceição e Ponte Alta do Tocantins, e na Estação Ecológica da Serra Geral, na divisa do Tocantins com os estados de Piauí e Bahia.

Segundo o chefe da fiscalização no Tocantins, Lenine Barros Cruz, “a vegetação destruída é de cerrado típico e rupestre, é muito difícil identificar os desmatamentos através das imagens de satélite devido a tipologia florestal da região, que é constituída de um mosaico caracterizado por três tipos distintos, o campo limpo, o campo sujo e o cerrado rupestre, além das veredas. A vistoria em campo é essencial para fundamentar as autuações.”

As multas aplicadas durante a operação Jalapão, que encerrou na última quarta-feira (18), somaram R$ 10, 8 milhões. O principal objetivo foi o combate ao desmatamento ilegal e à instalação e funcionamento de empreendimentos agrícolas sem Licenciamento Ambiental, além da extração e coleta de Capim Dourado por pessoas não autorizadas pelo órgão estadual de meio ambiente.

Christian Dietrich, Ascom/Ibama
Foto: Edivaldo Henrique

[EcoDebate, 25/03/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.