EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Poluição do ar mata cerca de dois milhões de pessoas todos os anos

Poluição do ar em São Paulo
Poluição do ar em São Paulo

A poluição crescente em grandes cidades da Ásia e da América do Sul faz cerca de dois milhões de mortes todos os anos, vítimas de problemas respiratórios e cardíacos, infecções pulmonares e cancro. O alerta é lançado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e é o mote para o Dia da Meteorologia, que se assinala hoje. Os dados foram recolhidos pela Organização Mundial de Saúde.

A OMM escolheu “O tempo, o clima e o ar que respiramos” como tema para este dia. O seu objectivo é realçar a relação estreita entre estes três factores, sublinhando que a qualidade do ar é tão decisiva para a saúde humana como o é para o clima, a agricultura, os desastres naturais e as mudanças climáticas. Matéria do PÚBLICO, PT, 23/03/2009.

“O fenómeno das partículas em suspensão no ar é um problema importante nas grandes cidades. (…) Na Ásia, numerosas cidades como Carachi (Paquistão), Nova Deli (Índia), Katmandu (Nepal), Daca (Bangladesh), Xangai (China), Pequim (China) e Bombaim (Índia) ultrapassam todos os limites”, afirma Liisa Jalkanen, da OMM, em declarações ao jornal espanhol “El País”. Na América do Sul, os casos mais preocupantes são Lima, Santiago do Chile e Bogotá, enquanto no continente africano é a cidade do Cairo a mais preocupante.

As cidades albergam já metade da população mundial e espera-se que em 2030 este número aumente para três terços, segundo estimativas da ONU.

“A OMM tem participado nos esforços internacionais de avaliação das modificações na atmosfera, devidas a poluentes como o ozono troposférico [ao nível do ar que respiramos], smog, partículas em suspensão, dióxido de enxofre e monóxido e dióxido de carbono. A maioria destes poulentes são consequência directa do uso industrial e urbano de combustíveis fósseis”, declara o secretário-geral da organização, Michel Jarraud.

Os países desenvolvidos tomaram medidas que impedissem que este cenário se registasse, ao contrário dos países emergentes, que enfrentam os maiores problemas no que diz respeito à poluição do ar.

[EcoDebate, 25/03/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.