EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Emissões de gases de efeito estufa estão em níveis sem precedentes

 

Emissões de gases de efeito estufa estão em níveis sem precedentes

O aquecimento global causado pelo homem continuou a aumentar a uma “taxa sem precedentes” desde a última grande avaliação do sistema climático publicada há dois anos, alertam cientistas

University of Leeds*

A pesquisa, publicada na revista  Earth System Science Data , descobriu que o aquecimento induzido pelo homem foi em média de 1,14°C na última década e um nível recorde de gases de efeito estufa está sendo emitido a cada ano, equivalente a 54 bilhões de toneladas de dióxido de carbono. 

O orçamento de carbono restante – quanto dióxido de carbono pode ser emitido para ter mais de 50% de chance de manter o aquecimento global em 1,5°C – caiu pela metade em três anos  

Um dos pesquisadores disse que o estudo foi um “alerta oportuno” de que o ritmo e a escala da ação climática têm sido insuficientes, e ocorre quando especialistas em clima se reúnem em Bonn para preparar o terreno para a principal conferência climática COP28 nos Emirados Árabes Unidos. em dezembro, que incluirá um balanço do progresso para manter o aquecimento global em 1,5°C até 2050.   

Dada a velocidade com que o sistema climático global está mudando, os cientistas argumentam que os formuladores de políticas, negociadores climáticos e grupos da sociedade civil precisam ter acesso a evidências científicas atualizadas e robustas nas quais basear as decisões.

A fonte confiável de informações científicas sobre o estado do clima é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, mas o tempo de resposta para suas principais avaliações é de cinco ou dez anos, e isso cria uma “lacuna de informações”, especialmente quando os indicadores climáticos estão mudando rapidamente.  

Em uma iniciativa liderada pela Universidade, os cientistas desenvolveram uma plataforma de dados abertos e ciência aberta – os  Indicadores de Mudanças Climáticas Globais . Ele atualizará as informações sobre os principais indicadores climáticos todos os anos.  

Década crítica para as mudanças climáticas

O Projeto Indicadores de Mudanças Climáticas Globais está sendo coordenado pelo Professor Piers Forster, Diretor do Priestley International Center for Climate  em Leeds. Ele disse: “Esta é a década crítica para a mudança climática.   

 “As decisões tomadas agora terão impacto em quanto as temperaturas vão subir e no grau e gravidade dos impactos que veremos como resultado.   

“As taxas de aquecimento de longo prazo estão atualmente em uma alta, causada pelos níveis mais altos de emissões de gases de efeito estufa. Mas há evidências de que a taxa de aumento das emissões de gases de efeito estufa diminuiu. 

“Precisamos ser ágeis diante das mudanças climáticas. Precisamos mudar políticas e abordagens à luz das evidências mais recentes sobre o estado do sistema climático. O tempo não está mais do nosso lado. O acesso a informações atualizadas é de vital importância.” 

Escrevendo na revista Earth System Science Data , os cientistas revelaram como os principais indicadores mudaram desde a publicação do relatório do Sexto Grupo de Trabalho de Avaliação 1 do IPCC  em 2021 – que produziu os principais dados que alimentaram o subsequente Sexto Relatório de Síntese do IPCC. 

O que mostram os indicadores atualizados

O aquecimento induzido pelo homem, em grande parte causado pela queima de combustíveis fósseis, atingiu uma média de 1,14°C na década mais recente (2013 a 2022) acima dos níveis pré-industriais. Isso representa um aumento de 1,07°C entre 2010 e 2019.  

O aquecimento induzido pelo homem está aumentando a um ritmo de mais de 0,2°C por década.  

A análise também descobriu que as emissões de gases de efeito estufa estavam “no nível mais alto”, com a atividade humana resultando no equivalente a 54 (+/-5,3) gigatoneladas (ou bilhões de toneladas métricas) de dióxido de carbono sendo liberados na atmosfera em média. todos os anos na última década (2012-2021).  

Houve um afastamento positivo da queima de carvão, mas isso teve um custo de curto prazo, pois contribuiu para o aquecimento global ao reduzir a poluição particulada no ar, que tem um efeito de resfriamento.   

‘Indicadores críticos para enfrentar a crise climática’

A Professora Maisa Rojas Corradi , Ministra do Meio Ambiente do Chile, autora do IPCC e cientista envolvida neste estudo, disse: “Uma atualização anual dos principais indicadores da mudança global é fundamental para ajudar a comunidade internacional e os países a manter a urgência de abordar a questão crise climática no topo da agenda e para tomadas de decisão baseadas em evidências. 

“De acordo com o “mecanismo de catraca” de ambição crescente previsto pelo Acordo de Paris, precisamos de informações científicas sobre emissões, concentração e temperatura o mais rápido possível para manter as negociações climáticas internacionais atualizadas e poder ajustar e, se necessário, políticas nacionais corretas.  

“No caso do Chile, temos uma lei de mudança climática que visa alinhar as políticas de todo o governo com a ação climática.” 

Orçamento de carbono restante

Uma das principais descobertas da análise é a taxa de declínio no que é conhecido como balanço de carbono restante, uma estimativa de quanto carbono pode ser liberado na atmosfera para dar 50% de chance de manter o aumento da temperatura global dentro de 1,5°. C.   

Em 2020, o IPCC calculou que o orçamento de carbono restante era de cerca de 500 gigatoneladas de dióxido de carbono. No início de 2023, o número era cerca de metade disso, cerca de 250 gigatoneladas de dióxido de carbono.   

A redução no orçamento de carbono restante estimado deve-se a uma combinação de emissões contínuas desde 2020 e estimativas atualizadas de aquecimento induzido pelo homem.   

O professor Forster disse: “Embora ainda não estejamos no aquecimento de 1,5°C, o orçamento de carbono provavelmente será esgotado em apenas alguns anos, pois temos um golpe triplo de aquecimento de emissões muito altas de CO2, aquecimento de aumentos em outras emissões de GEE e aquecimento de reduções na poluição.  

“Se não quisermos ver a meta de 1,5°C desaparecendo em nosso espelho retrovisor, o mundo deve trabalhar muito mais e urgentemente para reduzir as emissões. 

“Nosso objetivo é que este projeto ajude os principais atores a fazer com que esse importante trabalho aconteça com dados atualizados e oportunos na ponta dos dedos.”   

Valérie Masson-Delmotte , da Université Paris Saclay, que co-presidiu o Grupo de Trabalho 1 do Sexto Relatório de Avaliação do IPCC e esteve envolvida no projeto de indicadores climáticos, disse: “Esta atualização robusta mostra a intensificação do aquecimento de nosso clima impulsionado por atividades humanas. É um alerta oportuno para o balanço global de 2023 do Acordo de Paris – o ritmo e a escala da ação climática não são suficientes para limitar a escalada dos riscos relacionados ao clima”. 

Como os relatórios recentes do IPCC mostraram de forma conclusiva, com cada aumento do aquecimento global, aumenta a frequência e a intensidade dos extremos climáticos, incluindo extremos quentes, chuvas intensas e secas agrícolas.  

Os Indicadores de Mudanças Climáticas Globais terão informações atualizadas anualmente sobre as emissões de gases de efeito estufa, o aquecimento global induzido pelo homem e o balanço de carbono restante.   

O site estende um painel climático de sucesso chamado Climate Change Tracker, criado por desenvolvedores de software que obtiveram ideias do setor financeiro sobre como apresentar informações complexas ao público.

Emissões antropogênicas globais anuais de gases de efeito estufa por fonte
Emissões antropogênicas globais anuais de gases de efeito estufa por fonte, 1970–2021.

 

Referência:

Piers M. Forster, Christopher J. Smith, Tristram Walsh, William F. Lamb, Robin Lamboll, Mathias Hauser, Aurélien Ribes, Debbie Rosen, Nathan Gillett, Matthew D. Palmer, Joeri Rogelj, Karina von Schuckmann, Sonia I. Seneviratne, Blair Trewin, Xuebin Zhang, Myles Allen, Robbie Andrew, Arlene Birt, Alex Borger, Tim Boyer, Jiddu A. Broersma, Lijing Cheng, Frank Dentener, Pierre Friedlingstein, José M. Gutiérrez, Johannes Gütschow, Bradley Hall, Masayoshi Ishii, Stuart Jenkins, Xin Lan, June-Yi Lee, Colin Morice, Christopher Kadow, John Kennedy, Rachel Killick, Jan C. Minx, Vaishali Naik, Glen P. Peters, Anna Pirani, Julia Pongratz, Carl-Friedrich Schleussner, Sophie Szopa, Peter Thorne, Robert Rohde, Maisa Rojas Corradi, Dominik Schumacher, Russell Vose, Kirsten Zickfeld, Valérie Masson-Delmotte, Panmao Zhai. Indicators of Global Climate Change 2022: annual update of large-scale indicators of the state of the climate system and human influence. Earth System Science Data, 2023; 15 (6): 2295 DOI: 10.5194/essd-15-2295-2023

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]