EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

IPCC alerta que danos climáticos já tem efeitos generalizados

 

IPCC alerta que danos climáticos já tem efeitos generalizados

Novo relatório do IPCC descreve como o aumento das temperaturas causado pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa das atividades humanas está tendo efeitos rápidos e generalizados no clima e ecossistemas

Ler o último relatório climático internacional pode parecer esmagador. Ele descreve como o aumento das temperaturas causado pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa das atividades humanas está tendo efeitos rápidos e generalizados no clima, clima e ecossistemas em todas as regiões do planeta, e diz que os riscos estão aumentando mais rápido do que os cientistas esperavam.

As temperaturas globais estão agora 1,1 grau Celsius (2 graus Fahrenheit) mais quentes do que no início da era industrial. Ondas de calor, tempestades, incêndios e inundações estão prejudicando os seres humanos e os ecossistemas . Centenas de espécies desapareceram de regiões com o aumento das temperaturas e as mudanças climáticas estão causando mudanças irreversíveis no gelo marinho, oceanos e geleiras. Em algumas áreas, está ficando mais difícil se adaptar às mudanças, escrevem os autores.

Ainda assim, há motivos para otimismo – a queda nos custos de energia renovável está começando a transformar o setor de energia, por exemplo, e o uso de veículos elétricos está se expandindo . Mas a mudança não está acontecendo rápido o suficiente, e a janela para uma transição suave está se fechando rapidamente, adverte o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas .

Para manter o aquecimento global abaixo de 1,5 C (2,7 F), diz que as emissões globais de gases de efeito estufa terão que cair 60% até 2035 em comparação com os níveis de 2019.

O mapa de calor mostra como as temperaturas mudaram e como elas se parecem em diferentes cenários daqui para frente.
Até que ponto as gerações atuais e futuras experimentarão um mundo mais quente depende das escolhas feitas agora e nos próximos anos. Os cenários mostram as diferenças esperadas na temperatura, dependendo de quão altas as emissões estão avançando. sexto relatório de avaliação do IPCC

 

No novo relatório , divulgado em 20 de março de 2023, o IPCC resume as descobertas de uma série de avaliações escritas nos últimos oito anos e discute como impedir os danos. Neles, centenas de cientistas revisaram as evidências e pesquisas.

Aqui estão quatro leituras essenciais feitas por coautores de alguns desses relatórios, cada uma fornecendo um instantâneo diferente das mudanças em andamento e discutindo soluções.

1. Tempestades e inundações mais intensas

Uma fila de equipes de resgate em coletes brilhantes e capacetes caminha com água até a cintura em uma rua inundada, puxando uma jangada. A água está na caixa de correio que eles estão passando.
Um corpo de bombeiros voluntários auxilia nos esforços de evacuação após uma enchente em Helmetta, Nova Jersey, em agosto de 2021. Tom Brenner / AFP via Getty Images

 

Muitos dos desastres naturais mais chocantes dos últimos anos envolveram chuvas intensas e inundações.

Na Europa, uma tempestade em 2021 provocou deslizamentos de terra e fez rios correrem por aldeias que existiam há séculos. Em 2022, cerca de um terço do Paquistão estava debaixo d’água e várias comunidades dos EUA foram atingidas por inundações extremas.

O IPCC alerta no sexto relatório de avaliação que o ciclo da água continuará se intensificando à medida que o planeta esquenta. Isso inclui chuvas extremas de monções, mas também aumento da seca, maior derretimento das geleiras das montanhas, diminuição da cobertura de neve e degelo anterior, escreveu o cientista climático da UMass-Lowell, Mathew Barlow, coautor do relatório que examina as mudanças físicas.

Os mapas do mundo mostram a precipitação aumentando em latitudes mais altas, mas não em todos os lugares.
Prevê-se que a precipitação média anual aumente em muitas áreas à medida que o planeta esquenta, particularmente nas latitudes mais altas. sexto relatório de avaliação do IPCC

 

“Um ciclo de água intensificado significa que os extremos úmidos e secos e a variabilidade geral do ciclo da água aumentarão, embora não uniformemente em todo o mundo”, escreveu Barlow.

“Entender essa e outras mudanças no ciclo da água é importante para mais do que se preparar para desastres. A água é um recurso essencial para todos os ecossistemas e sociedades humanas.”

4. Razões para otimismo

Um homem instala painéis solares em um telhado.
Os painéis solares tornaram-se cada vez mais comuns em residências, empresas e estacionamentos à medida que os preços caíram. Ben McCanna/Portland Press Herald via Getty Images

 

Os relatórios do IPCC discutem vários outros passos importantes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, incluindo a mudança de energia de combustíveis fósseis para fontes renováveis, tornando os edifícios mais eficientes energeticamente e melhorando a produção de alimentos, bem como formas de adaptação a mudanças que não podem mais ser evitadas.

Há motivos para otimismo , escreveram Robert Lempert e Elisabeth Gilmore , coautores do relatório do IPCC focado na mitigação.

“Por exemplo, a energia renovável agora é geralmente mais barata que os combustíveis fósseis, portanto, uma mudança para energia limpa pode economizar dinheiro”, escreveram eles. Os custos dos veículos elétricos estão caindo. Comunidades e infraestrutura podem ser redesenhadas para melhor gerenciar riscos naturais, como incêndios florestais e tempestades. As divulgações de riscos climáticos corporativos podem ajudar os investidores a reconhecer melhor os perigos e levar essas empresas a criar resiliência e reduzir seu impacto climático.

“O problema é que essas soluções não estão sendo implementadas com rapidez suficiente”, escreveram Lempert e Gilmore. “Além da resistência das indústrias, o medo da mudança das pessoas ajudou a manter o status quo.” Enfrentar o desafio, disseram eles, começa com a adoção da inovação e da mudança.

* Este artigo foi publicado originalmente no site The Conversation e republicado aqui sob uma licença Creative Commons. Leia aqui a versão original em inglês: https://theconversation.com/climate-damage-is-worsening-faster-than-expected-but-theres-still-reason-for-optimism-4-essential-reads-on-the-ipcc-report-202116

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]