EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Manto de gelo da Antártida perdeu bilhões de toneladas em 25 anos

 

Manto de gelo da Antártida perdeu bilhões de toneladas em 25 anos

Cientistas calculam que a região antártica que muda mais rapidamente – Amundsen Sea Embayment – perdeu mais de 3 bilhões de toneladas de gelo em um período de 25 anos 

Da University of Leeds*

Se todo o gelo perdido fosse empilhado em Londres, teria mais de 2 km de altura – ou 7,4 vezes a altura do Shard. Se fosse para cobrir Manhattan, seriam 61 km – ou 137 Empire State Buildings colocados um em cima do outro. 

Vinte grandes geleiras formam o Amundsen Sea Embayment na Antártica Ocidental, que tem mais de quatro vezes o tamanho do Reino Unido, e desempenham um papel fundamental na contribuição para o nível dos oceanos do mundo.  

 Tanta água é retida na neve e no gelo que, se toda ela escoar para o mar, o nível global do mar poderia aumentar em mais de um metro.  

A pesquisa, liderada pelo Dr. Benjamin Davison, da Universidade de Leeds, calculou o “balanço de massa” do Amundsen Sea Embayment. Isso descreve o equilíbrio entre a massa de neve e o ganho de gelo devido à queda de neve e a massa perdida por desprendimento, onde os icebergs se formam no final de uma geleira e derivam para o mar.

Quando o parto acontece mais rápido do que o gelo é substituído pela queda de neve, o Embayment perde massa em geral e contribui para o aumento global do nível do mar. Da mesma forma, quando o suprimento de neve cai, o Embayment pode perder massa em geral e contribuir para o aumento do nível do mar.

Os resultados mostram que a Antártida Ocidental teve um declínio líquido de 3.331 bilhões de toneladas de gelo entre 1996 e 2021, contribuindo com mais de nove milímetros para o nível global do mar. Acredita-se que as mudanças na temperatura e nas correntes oceânicas tenham sido os fatores mais importantes que levaram à perda de gelo. 

Davison, pesquisador do Institute for Climate and Atmospheric Science em Leeds, disse: “As 20 geleiras na Antártica Ocidental perderam uma enorme quantidade de gelo no último quarto de século e não há sinal de que o processo esteja acontecendo. reverter em breve, embora houvesse períodos em que a taxa de perda de massa diminuísse ligeiramente. 

“Os cientistas estão monitorando o que está acontecendo no Amundsen Sea Embayment por causa do papel crucial que desempenha no aumento do nível do mar. Se os níveis dos oceanos subissem significativamente nos próximos anos, há comunidades ao redor do mundo que sofreriam inundações extremas”. 

A pesquisa foi publicada na revista científica Nature Communications .

Eventos extremos de queda de neve

Usando modelos climáticos que mostram como as correntes de ar se movem ao redor do mundo, os cientistas identificaram que o Amundsen Sea Embayment experimentou vários eventos extremos de queda de neve durante o período de estudo de 25 anos. 

Isso teria resultado em períodos de forte nevasca e períodos de muito pouca neve ou uma “seca de neve”. 

Os pesquisadores incluíram esses eventos extremos em seus cálculos. Surpreendentemente, eles descobriram que esses eventos contribuíram com até metade da mudança de gelo em determinados momentos e, portanto, desempenharam um papel fundamental na contribuição que o Amundsen Sea Embayment estava fazendo para o aumento do nível do mar durante determinados períodos de tempo.  

Por exemplo, entre 2009 e 2013, os modelos revelaram um período de persistente seca de neve. A falta de queda de neve prejudicou o manto de gelo e fez com que perdesse gelo, contribuindo assim com cerca de 25% a mais para o aumento do nível do mar do que em anos de queda de neve média. 

Em contraste, durante os invernos de 2019 e 2020 houve uma forte nevasca. Os cientistas estimaram que esta forte nevasca mitigou a contribuição do nível do mar do Amundsen Sea Embayment, reduzindo-o para cerca de metade do que seria em um ano médio.  

Davison disse: “Mudanças na temperatura e na circulação do oceano parecem estar impulsionando as mudanças de longo prazo e em larga escala na massa de gelo da Antártica Ocidental. Nós absolutamente precisamos pesquisá-los mais porque eles provavelmente controlam a contribuição geral do nível do mar da Antártica Ocidental.  

“No entanto, ficamos realmente surpresos ao ver quanto períodos de neve extremamente baixa ou alta podem afetar a camada de gelo em períodos de dois a cinco anos – tanto que pensamos que eles poderiam desempenhar um papel importante, embora secundário, no controle taxas de perda de gelo da Antártica Ocidental”. 

Pierre Dutrieux, cientista do British Antarctic Survey e coautor do estudo, acrescentou: “As mudanças de temperatura oceânica e a dinâmica glacial parecem fortemente conectadas nesta parte do mundo, mas este trabalho destaca a grande variabilidade e os processos inesperados por cuja queda de neve também desempenha um papel direto na modulação da massa da geleira”.

A perda de gelo da região nos últimos 25 anos levou ao recuo da geleira de Pine Island, também conhecida como PIG.

Ao recuar, uma de suas geleiras tributárias se desprendeu da geleira principal e acelerou rapidamente. Como resultado, a geleira tributária foi agora nomeada pelo Comitê Antártico de Nomes de Lugares do Reino Unido, Piglet Glacier, para que possa ser localizada e identificada de forma inequívoca por estudos futuros.  

Anna Hogg , uma das autoras do artigo e professora associada do Institute of Climate and Atmospheric Science em Leeds, disse: fornece novas estimativas de quão rapidamente esta importante região da Antártica está contribuindo para o aumento do nível do mar.  

“Observações de satélite mostraram que o recém-nomeado Piglet Glacier acelerou sua velocidade de gelo em 40%, enquanto o maior PIG recuou para sua menor extensão desde o início dos registros.”  

Satélites como o satélite Copernicus Sentinel-1, que usa sensores que ‘veem’ através das nuvens mesmo durante a longa noite polar, transformaram nossa capacidade de monitorar regiões remotas. É essencial ter medições frequentes da mudança na velocidade do gelo e na formação do iceberg, para que possamos monitorar a mudança incrivelmente rápida que ocorre na Antártica. 

Mudança de massa cumulativa desde 1996
Mudança de massa cumulativa das principais bacias Amundsen Sea Embayment
Mudança de massa cumulativa das principais bacias Amundsen Sea Embayment (ASE), com o nível do mar equivalente mostrado no eixo y direito. As incertezas são mostradas como barras flutuantes após 2021 – a barra cinza indica a incerteza total da mudança em massa. b Mudanças cumulativas de massa divididas entre a dinâmica do gelo e balanço de massa da superfície para o ASE (bacias GH e FG combinadas) e mudanças gerais de massa durante períodos de tempo delineados pelas linhas tracejadas verticais.

 

Referência:

Davison, B.J., Hogg, A.E., Rigby, R. et al. Sea level rise from West Antarctic mass loss significantly modified by large snowfall anomalies. Nat Commun 14, 1479 (2023). https://doi.org/10.1038/s41467-023-36990-3

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]