EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

A mudança climática transformará a maneira como vivemos

 

A mudança climática transformará a maneira como vivemos

À medida que mais pessoas experimentam os danos das mudanças climáticas em primeira mão , elas podem começar a perceber que a transformação é inevitável e adotar novas soluções

É fácil sentir-se pessimista quando cientistas de todo o mundo alertam que as mudanças climáticas avançaram tanto, agora é inevitável que as sociedades se transformem ou sejam transformadas . Mas, como dois dos  autores de um recente relatório climático internacional , também vemos motivos para otimismo.

Os últimos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas discutem as mudanças futuras, mas também descrevem como as soluções existentes podem reduzir as emissões de gases de efeito estufa e ajudar as pessoas a se ajustarem aos impactos das mudanças climáticas que não podem ser evitados.

O problema é que essas soluções não estão sendo implementadas com rapidez suficiente. Além da resistência das indústrias , o medo da mudança das pessoas ajudou a manter o status quo.

Para retardar a mudança climática e se adaptar aos danos já ocorridos, o mundo terá que mudar a forma como gera e usa energia, transporta pessoas e mercadorias, projeta edifícios e cultiva alimentos. Isso começa com a adoção da inovação e da mudança.

O medo da mudança pode levar ao agravamento da mudança

Da revolução industrial ao surgimento das mídias sociais, as sociedades passaram por mudanças fundamentais na forma como as pessoas vivem e entendem seu lugar no mundo.

Algumas transformações são amplamente consideradas ruins, incluindo muitas das relacionadas às mudanças climáticas. Por exemplo, cerca de metade dos ecossistemas de recifes de corais do mundo morreram devido ao aumento do calor e da acidez nos oceanos . Nações insulares como Kiribati e comunidades costeiras, inclusive na Louisiana e no Alasca, estão perdendo terras para a elevação do nível do mar .

Outras transformações tiveram efeitos bons e ruins. A revolução industrial elevou amplamente os padrões de vida de muitas pessoas, mas gerou desigualdade, ruptura social e destruição ambiental.

As pessoas muitas vezes resistem à transformação porque o medo de perder o que têm é mais poderoso do que saber que podem ganhar algo melhor. Querer manter as coisas como estão – conhecido como viés do status quo – explica todos os tipos de decisões individuais, desde ficar com os políticos em exercício até não se inscrever em aposentadoria ou planos de saúde, mesmo quando as alternativas podem ser racionalmente melhores.

Este efeito pode ser ainda mais pronunciado para mudanças maiores. No passado, adiar mudanças inevitáveis ​​levou a transformações desnecessariamente duras, como o colapso de algumas civilizações do século 13 no que hoje é o sudoeste dos Estados Unidos. À medida que mais pessoas experimentam os danos das mudanças climáticas em primeira mão , elas podem começar a perceber que a transformação é inevitável e adotar novas soluções.

Uma mistura de bom e ruim

Os relatórios do IPCC deixam claro que o futuro inevitavelmente envolve mais e maiores transformações relacionadas ao clima. A questão é qual será a mistura de bom e ruim nessas transformações.

Se os países permitirem que as emissões de gases de efeito estufa continuem em um ritmo alto e as comunidades se adaptem apenas gradualmente às mudanças climáticas resultantes, as transformações serão principalmente forçadas e principalmente ruins .

Por exemplo, uma cidade ribeirinha pode aumentar seus diques à medida que as enchentes da primavera pioram. Em algum momento, à medida que a escala das inundações aumenta, essa adaptação atinge seus limites. Os diques necessários para reter a água podem se tornar muito caros ou tão intrusivos que prejudicam qualquer benefício de morar perto do rio. A comunidade pode definhar.

Uma pessoa em um barco verifica o lado do rio do dique de sacos de areia protegendo uma comunidade durante uma enchente.
As comunidades ribeirinhas muitas vezes lutam para aumentar os diques durante as enchentes, como esta na Louisiana. Scott Olson/Getty Images

 

A comunidade ribeirinha também poderia adotar uma abordagem mais deliberada e antecipada para a transformação. Ele pode se deslocar para terrenos mais altos, transformar a margem do rio em um parque enquanto desenvolve moradias acessíveis para as pessoas que são deslocadas pelo projeto e colaborar com as comunidades a montante para expandir as paisagens que captam as águas das enchentes. Simultaneamente, a comunidade pode mudar para energia renovável e transporte eletrificado para ajudar a diminuir o aquecimento global.

O otimismo reside na ação deliberada

Os relatórios do IPCC incluem vários exemplos que podem ajudar a orientar essa transformação positiva.

Por exemplo, a energia renovável agora é geralmente mais barata do que os combustíveis fósseis , portanto, uma mudança para energia limpa geralmente pode economizar dinheiro. As comunidades também podem ser redesenhadas para sobreviver melhor aos perigos naturais por meio de medidas como a manutenção de quebras naturais de incêndios florestais e a construção de casas para serem menos suscetíveis a incêndios.

Gráficos mostrando custos em queda e adoção crescente de energia limpa.
Os custos estão caindo para as principais formas de energia renovável e baterias de veículos elétricos. Sexto Relatório de Avaliação do IPCC

 

O uso da terra e o projeto de infraestrutura, como estradas e pontes, podem ser baseados em informações climáticas prospectivas. Os preços de seguros e as divulgações de riscos climáticos corporativos podem ajudar o público a reconhecer os perigos nos produtos que compram e nas empresas que apoiam como investidores.

Nenhum grupo pode decretar essas mudanças sozinho. Todos devem estar envolvidos, incluindo governos que podem impor e incentivar mudanças , empresas que muitas vezes controlam as decisões sobre emissões de gases de efeito estufa e cidadãos que podem aumentar a pressão sobre ambos.

A transformação é inevitável

Os esforços de adaptação e mitigação das mudanças climáticas avançaram substancialmente nos últimos cinco anos, mas não o suficiente para impedir as transformações já em curso.

Fazer mais para interromper o status quo com soluções comprovadas pode ajudar a suavizar essas transformações e criar um futuro melhor no processo.

* Este artigo foi publicado originalmente no site The Conversation e republicado aqui sob uma licença Creative Commons. Leia aqui a versão original em inglês: https://theconversation.com/climate-change-will-transform-how-we-live-but-these-tech-and-policy-experts-see-reason-for-optimism-180961

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]