EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mudança climática recua as florestas boreais mais para o norte

 

Mudança climática recua as florestas boreais mais para o norte

Novas pesquisas da Northern Arizona University mostram que o aumento das temperaturas está fazendo com que as florestas mais frias da Terra se desloquem para o norte, levantando preocupações sobre a biodiversidade, um aumento do risco de incêndios florestais e impactos crescentes das mudanças climáticas nas comunidades do norte.

Northern Arizona University*

Logan Berner, professor assistente de pesquisa na Escola de Informática, Computação e Sistemas Cibernéticos (SICCS) e Scott Goetz, professor de Regentes e diretor do Laboratório GEODE , são os autores do artigo, “Satellite observations document trends consistent with a boreal forest biome shift”, que foi publicado na Global Change Biology .

A floresta boreal é um cinturão de árvores coníferas tolerantes ao frio que se estende por quase 15.000 quilômetros ao longo do norte da América do Norte e da Eurásia; ele é responsável por quase um quarto da área florestal da Terra e é o bioma florestal mais frio – embora em rápido aquecimento.

Para este estudo, os pesquisadores usaram 40 anos de observações de satélite de resolução moderadamente fina (30m) e vários conjuntos de dados geoespaciais relacionados ao clima da floresta boreal e avaliaram onde e por que a vegetação esverdeou e escureceu durante as últimas décadas.

“Greening” indica maiores taxas de crescimento da vegetação, o que pode acontecer quando o aquecimento do clima promove o crescimento de árvores e arbustos, como foi observado próximo às linhas de árvores árticas e alpinas. “Browning” indica taxas mais baixas de crescimento da vegetação e potencialmente morte da vegetação, como quando as condições mais quentes e secas suprimem o crescimento das árvores e matam as árvores.

“Há evidências emergentes de que as mudanças climáticas estão fazendo com que as árvores e arbustos boreais se expandam para a tundra ártica e alpina, ao mesmo tempo em que fazem com que as árvores fiquem mais estressadas e morram ao longo das margens quentes do sul da floresta boreal”, disse Berner. “Essa dinâmica pode levar a uma mudança gradual para o norte na extensão geográfica do bioma da floresta boreal, mas a extensão em que essas mudanças já estão em andamento permanece incerta.”

O que eles encontraram não foi exatamente uma surpresa. A vegetação tornou-se mais verde em grande parte das margens frias do norte da floresta boreal; condições mais quentes levaram ao aumento do crescimento da vegetação e permitiram que árvores e arbustos se expandissem para a tundra ártica e alpina. Por outro lado, a vegetação tornou-se mais marrom ao longo de partes das margens quentes do sul desse bioma como resultado de condições mais quentes e secas, aumentando o estresse e a morte das árvores. Curiosamente, disse Berner, é mais provável que a vegetação se torne mais verde em áreas com alto teor de nitrogênio no solo, indicando que a disponibilidade de nutrientes do solo é uma restrição importante na resposta da vegetação boreal às mudanças climáticas.

“O ecossistema da floresta boreal está mudando de várias maneiras nas últimas décadas, e essas mudanças estão frequentemente ligadas ao aumento da perturbação do fogo”, disse Goetz. “Aqui, focamos intencionalmente em áreas que não foram recentemente afetadas pelo fogo para que pudéssemos desvendar o efeito das mudanças climáticas. Nossas hipóteses sobre o que aconteceria foram verificadas por esta análise – as florestas estão ficando mais produtivas nas áreas mais frias do norte e de altitudes mais altas, e estão ficando menos produtivas como resultado das massas de ar quente e seca nas áreas mais quentes e mais ao sul. Esperamos que isso continue e provavelmente se intensifique nos próximos anos”.

O que um bioma em mudança significa para a floresta

As mudanças na vegetação podem afetar a biodiversidade de plantas e animais, especialmente espécies como renas e alces, que têm preferências específicas de forrageamento (por exemplo, arbustos e árvores de folha caduca). Essas espécies selvagens são fontes críticas de alimentos para comunidades de subsistência no ecótono boreal-tundra.

Mudanças na vegetação ao longo das margens norte e sul da floresta boreal afetarão os regimes de incêndios florestais, provavelmente aumentando o risco de incêndios mais severos. As mudanças na vegetação também afetam a estabilidade dos solos de permafrost ricos em carbono e a absorção de energia solar pela superfície da terra de maneiras que podem acelerar o aquecimento climático. Além disso, o aumento da mortalidade das árvores pode ter implicações generalizadas para os produtos florestais, ao mesmo tempo em que leva a uma maior degradação do permafrost semicontínuo e esporádico.

Esses efeitos futuros não se limitam à área geográfica ao redor da floresta.

“Fundamentalmente, as emissões de gases de efeito estufa das atividades humanas estão causando o aquecimento do clima da Terra, o que, por sua vez, está levando a floresta boreal a se deslocar para o norte, além de impactar outros ecossistemas em todo o planeta”, disse Berner. “Para minimizar os impactos adversos das mudanças climáticas, são necessários esforços para reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa, especialmente relacionadas ao consumo de combustíveis fósseis e ao desmatamento. Além disso, as comunidades do norte precisam planejar possíveis mudanças na vegetação que possam afetar a disponibilidade de recursos (por exemplo, vida selvagem, madeira) e risco de incêndios florestais”.

Este estudo faz parte de uma iniciativa maior financiada pelo Arctic-Boreal Vulnerability Experiment (ABoVE) da NASA que incluirá mais esforços para entender a extensão, natureza, causa e consequência de uma mudança emergente do bioma boreal. Goetz é o líder científico da ABoVE.

Referência:

Berner, L. T., & Goetz, S. J. (2022). Satellite observations document trends consistent with a boreal forest biome shift. Global Change Biology, 00, 1– 18. https://doi.org/10.1111/gcb.16121

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]