Hidrocefalia do idoso poder ser confundida com Alzheimer e Parkinson

 

saúde

Hidrocefalia do idoso poder ser confundida com Alzheimer e Parkinson

Hidrocefalia do idoso – Tratamento precoce aumenta as chances de recuperação do paciente

Dificuldades para andar, incontinência urinária e perda cognitiva estão entre os principais sintomas que caracterizam a Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN) – uma síndrome neurológica que consiste no excesso de líquido acumulado na região do cérebro e que, geralmente, afeta adultos com idade entre os 60 e 70 anos.

“Nós temos no interior da cabeça um líquido que é produzido normalmente, uma produção independente de dia e hora, que é constante e, à medida que nós envelhecemos, por alguma razão, esse líquido começa a acumular em algumas pessoas”, afirma Dr. Ricardo Santos de Oliveira, neurocirurgião.

Normalmente, esse excesso de líquido na cabeça, pode levar a condições peculiares, tais como: distúrbios de marcha – alteração na forma de caminhar, confusão mental e até perda de memória.

É comum o diagnóstico de Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN) não ser realizado precocemente e, em muitos casos, a HPN – também conhecida como a hidrocefalia do idoso – poder ser confundida com doenças que apresentam sintomas semelhantes como Alzheimer e Parkinson.

Existe um tratamento adequado para essa doença?

Sim, por isso a importância do diagnóstico correto e precoce, que é feito através da avaliação clínica e confirmado por um exame de imagem, ou seja, preferencialmente uma ressonância magnética da cabeça para identificar o acúmulo de líquido na região.

Situações em que a doença é confirmada, o passo seguinte é a indicação de uma cirurgia, que consiste na colocação de um pequeno tubo com o intuito de drenar o líquido do interior da atividade craniana para a região abdominal.

“A Derivação Ventrículo Peritoneal (DVP) é uma cirurgia que apresenta bons resultados quando o diagnóstico é feito, principalmente, de uma forma mais precoce, onde ainda não prevalece a demência de forma acentuada, assim como as alterações urinárias, dificuldades ao caminhar e, eventualmente, perda de memória”, explica Dr. Ricardo.

Além da ressonância magnética, o Exame de Líquor (Tap-Test), que também auxilia na identificação do diagnóstico, consiste na punção lombar para a retirada do excesso de líquido que circula pelo sistema nervoso central.

Ainda não há orientações específicas sobre a prevenção da HPN, no entanto, o tratamento precoce aumenta as chances de recuperação do paciente.

Sobre Dr. Ricardo de Oliveira – É orientador pleno do Programa de Pós-graduação do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRPUSP e médico assistente da Divisão de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Também é docente credenciado do Departamento de Cirurgia e Anatomia da pós-graduação e tem experiência com ênfase em Neurocirurgia Pediátrica e em Neurooncologia.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 24/02/2022

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top