EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Secas em diferentes regiões do planeta ameaçam a segurança alimentar global

 

Secas em diferentes regiões do planeta ameaçam a segurança alimentar global

Secas ocorrendo ao mesmo tempo em diferentes regiões do planeta podem colocar uma pressão sem precedentes no sistema agrícola global e ameaçar a segurança hídrica de milhões de pessoas, de acordo com um novo estudo da Nature Climate Change .

Washington State University*

Uma equipe de pesquisa liderada pela Washington State University analisou dados climáticos, agrícolas e de crescimento populacional para mostrar que a dependência contínua de combustíveis fósseis aumentará a probabilidade de secas concomitantes em 40% em meados do século 21 e 60% no final do século 21, em relação a o final do século 20.

Isso resulta em um aumento de aproximadamente nove vezes na exposição da população agrícola e humana a secas graves concomitantes, a menos que sejam tomadas medidas para reduzir as emissões de carbono.

“Pode haver cerca de 120 milhões de pessoas em todo o mundo simultaneamente expostas a secas severas a cada ano até o final do século”, disse o principal autor Jitendra Singh, ex-pesquisador de pós-doutorado na Escola de Meio Ambiente da WSU, agora na ETH Zurique, Suíça. “Muitas das regiões que nossa análise mostra que serão mais afetadas já são vulneráveis e, portanto, o potencial de secas se tornarem desastres é alto.”

O risco elevado de secas compostas estimado por Singh e colegas é resultado de um clima mais quente, juntamente com um aumento projetado de 22% na frequência de eventos El Niño e La Niña, as duas fases opostas da Oscilação Sul do El Niño (ENSO).

As projeções dos pesquisadores mostram que quase 75% das secas compostas no futuro coincidirão com esses períodos irregulares, mas recorrentes, de variação climática nos oceanos do mundo, que desempenharam um grande papel em alguns dos maiores desastres ambientais da história mundial .

Por exemplo, secas alimentadas pelo El Niño que ocorreram simultaneamente na Ásia, Brasil e África durante 1876-1878 levaram a quebras de safras sincronizadas, seguidas por fomes que mataram mais de 50 milhões de pessoas.

“Embora a tecnologia e outras circunstâncias hoje sejam muito diferentes do que eram no final do século 19, as quebras de safra em várias regiões de celeiro ainda têm o potencial de afetar a disponibilidade global de alimentos”, disse o coautor do estudo Deepti Singh, professor assistente da Escola WSU. do ambiente. “Isso, por sua vez, pode aumentar a volatilidade nos preços globais dos alimentos, afetando o acesso aos alimentos e exacerbando a insegurança alimentar, principalmente em regiões que já são vulneráveis a choques ambientais, como secas”.

A análise dos pesquisadores se concentrou especificamente em dez regiões do planeta que recebem a maior parte de suas chuvas durante junho-setembro, têm alta variabilidade na precipitação mensal de verão e são afetadas pelas variações do ENSO, fatores que levam a um aumento do potencial de seca concomitante. Várias das regiões analisadas incluem importantes regiões agrícolas e países que atualmente enfrentam insegurança alimentar e hídrica.

Seus resultados indicam que áreas da América do Norte e do Sul são mais propensas a sofrer secas compostas em um clima futuro mais quente do que as regiões da Ásia, onde grande parte da terra agrícola deverá se tornar mais úmida.

Os alimentos produzidos nas Américas poderiam, portanto, ser mais suscetíveis aos riscos climáticos. Por exemplo, os Estados Unidos são um grande exportador de grãos básicos e atualmente envia milho para países de todo o mundo. Mesmo um aumento modesto no risco de secas compostas no clima futuro pode levar a déficits regionais de abastecimento que, por sua vez, podem se espalhar no mercado global, afetando os preços globais e ampliando a insegurança alimentar.

“O potencial para uma crise de segurança alimentar aumenta mesmo que essas secas não estejam afetando as principais regiões produtoras de alimentos, mas sim muitas regiões que já são vulneráveis à insegurança alimentar”, disse o coautor Weston Anderson, pesquisador assistente do Centro Interdisciplinar de Ciências do Sistema Terrestre. na Universidade de Maryland. “Secas simultâneas em regiões com insegurança alimentar podem, por sua vez, amplificar o estresse sobre as agências internacionais responsáveis pelo socorro em desastres, exigindo o fornecimento de ajuda humanitária a um número maior de pessoas simultaneamente.”

Há algumas boas notícias, disse Anderson. O trabalho dos pesquisadores é baseado em um cenário de altas emissões de combustíveis fósseis e, nos últimos anos, a comunidade global fez progressos na redução das emissões de carbono, o que mitigaria bastante a frequência e a intensidade das secas concomitantes até o final do século XXI .

Além disso, a ocorrência de quase 75% das secas compostas ao lado de eventos ENSO no clima futuro destaca o potencial de prever onde essas secas podem ocorrer com um prazo de até nove meses.

“Isso significa que secas concomitantes durante eventos ENSO provavelmente afetarão as mesmas regiões geográficas que afetam hoje, embora com maior gravidade”, disse Deepti Singh. “Ser capaz de prever onde essas secas ocorrerão e seus impactos potenciais podem ajudar a sociedade a desenvolver planos e esforços para minimizar as perdas econômicas e reduzir o sofrimento humano de tais desastres causados pelo clima.”

No futuro, os pesquisadores planejam examinar mais de perto como as secas concomitantes afetarão vários aspectos da rede global de alimentos, como as comunidades vulneráveis são afetadas e se adaptam a esses extremos climáticos, bem como como a sociedade pode estar melhor preparada para gerenciar o risco de aumentar os desastres simultâneos.

Colaboradores do projeto incluíram pesquisadores da WSU, Oak Ridge National Laboratory, da Universidade de Massachusetts, Lowell, Columbia University e do Indian Institute of Technology Gandhinagar, na Índia.

Climatologia sazonal de precipitação e evapotranspiração e suas mudanças projetadas no final do século XXI
Climatologia sazonal de precipitação e evapotranspiração e suas mudanças projetadas no final do século XXI (2071-2100) em relação ao clima histórico (1971-2100). Nature Climate Change (Nat. Clim. Chang.)

Referência:

Singh, J., Ashfaq, M., Skinner, C.B. et al. Enhanced risk of concurrent regional droughts with increased ENSO variability and warming. Nat. Clim. Chang. 12, 163–170 (2022). https://doi.org/10.1038/s41558-021-01276-3

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]