EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Relatório do IPCC: ciclo hidrológico está se intensificando com o aquecimento do clima

 

Relatório do IPCC: ciclo hidrológico está se intensificando com o aquecimento do clima

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas alerta que o ciclo da água vem se intensificando e continuará a se intensificar à medida que o planeta aquece

Mathew Barlow
Professor of Climate Science, University of Massachusetts Lowell

O mundo assistiu em julho de 2021 quando as chuvas extremas se transformaram em enchentes que destruíram casas centenárias na Europa, provocaram deslizamentos de terra na Ásia e inundaram o metrô na China. Mais de 900 pessoas morreram na destruição. Na América do Norte, o Ocidente estava lutando contra incêndios em meio a uma seca intensa que está afetando o abastecimento de água e energia .

Os perigos relacionados com a água podem ser excepcionalmente destrutivos , e o impacto da mudança climática em eventos extremos relacionados com a água como estes é cada vez mais evidente.

Em uma nova avaliação climática internacional publicada em 9 de agosto de 2021, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas alerta que o ciclo da água vem se intensificando e continuará a se intensificar à medida que o planeta aquece.

O relatório, no qual trabalhei como autor principal , documenta um aumento em ambos os extremos úmidos, incluindo chuvas mais intensas na maioria das regiões, e extremos secos, incluindo a secagem no Mediterrâneo, sudoeste da Austrália, sudoeste da América do Sul, África do Sul e oeste do Norte América. Também mostra que os extremos úmidos e secos continuarão a aumentar com o aquecimento futuro.

Por que o ciclo da água está se intensificando?

A água circula pelo meio ambiente, movendo-se entre a atmosfera, o oceano, a terra e os reservatórios de água congelada. Pode cair como chuva ou neve, infiltrar-se no solo, correr para um curso de água, juntar-se ao oceano, congelar ou evaporar de volta para a atmosfera. As plantas também retiram água do solo e a liberam através da transpiração de suas folhas. Nas últimas décadas, houve um aumento geral nas taxas de precipitação e evaporação.

Uma ilustração que mostra como a água percorre a precipitação, escoamento, lençol freático, plantas, evaporação e condensação para cair novamente.
Alguns pontos-chave no ciclo da água. NASA

 

Vários fatores estão intensificando o ciclo da água, mas um dos mais importantes é que o aquecimento das temperaturas eleva o limite superior da quantidade de umidade no ar. Isso aumenta o potencial para mais chuva.

Esse aspecto da mudança climática é confirmado em todas as nossas linhas de evidência : é esperado da física básica, projetado por modelos de computador, e já aparece nos dados observacionais como um aumento geral da intensidade da chuva com o aquecimento das temperaturas.

Compreender esta e outras mudanças no ciclo da água é importante mais do que a preparação para desastres. A água é um recurso essencial para todos os ecossistemas e sociedades humanas, especialmente para a agricultura.

o que isso significa para o futuro?

A intensificação do ciclo da água significa que os extremos úmidos e secos e a variabilidade geral do ciclo da água aumentarão, embora não uniformemente ao redor do globo.

Espera- se que a intensidade da chuva aumente na maioria das áreas terrestres , mas os maiores aumentos de seca são esperados no Mediterrâneo, sudoeste da América do Sul e oeste da América do Norte.

Mapas mostrando projeções de precipitação e projeções de aquecimento em 1,5 e 3 graus Celsius.

Prevê-se que a precipitação média anual aumente em muitas áreas à medida que o planeta se aquece, particularmente nas latitudes mais altas. Sexto relatório de avaliação do IPCC

 

Globalmente, os eventos diários de precipitação extrema provavelmente se intensificarão em cerca de 7% para cada 1 grau Celsius (1,8 grau Fahrenheit) de aumento das temperaturas globais.

Muitos outros aspectos importantes do ciclo da água também mudarão, além dos extremos à medida que as temperaturas globais aumentam, o relatório mostra, incluindo reduções nas geleiras das montanhas, duração decrescente da cobertura de neve sazonal, derretimento precoce da neve e mudanças contrastantes nas chuvas de monção em diferentes regiões, que terá impacto sobre os recursos hídricos de bilhões de pessoas.

O que pode ser feito?

Um tema comum a todos esses aspectos do ciclo da água é que maiores emissões de gases de efeito estufa levam a impactos maiores .

O IPCC não faz recomendações de políticas. Em vez disso, fornece as informações científicas necessárias para avaliar cuidadosamente as escolhas de políticas. Os resultados mostram quais são as implicações de diferentes escolhas.

Uma coisa que a evidência científica no relatório diz claramente aos líderes mundiais é que limitar o aquecimento global à meta do Acordo de Paris de 1,5 C (2,7 F) exigirá reduções imediatas, rápidas e em grande escala nas emissões de gases de efeito estufa.

Independentemente de qualquer meta específica, é claro que a gravidade dos impactos das mudanças climáticas está intimamente ligada às emissões de gases de efeito estufa: a redução das emissões reduzirá os impactos. Cada fração de grau é importante.

 

* Este artigo foi publicado originalmente no site The Conversation e republicado aqui sob uma licença Creative Commons. Leia aqui a versão original em inglês:
https://theconversation.com/the-water-cycle-is-intensifying-as-the-climate-warms-ipcc-report-warns-that-means-more-intense-storms-and-flooding-165590

 

* * Henrique Cortez, tradução e edição.

 

Nota da Redação EcoDebate: sobre o mesmo tema sugerimos que leia, também:

Relatório do IPCC alerta que estamos perdendo para as mudanças climáticas

O futuro cada vez mais incerto das economias carbonizadas

O IPCC apenas confirma o que a natureza já avisava

Aquecimento global deve causar aumento generalizado da temperatura no Brasil

O relatório do IPCC e a gravidade da crise climática

Novo relatório do IPCC é ultimato para governos e empresas

Questões importantes na análise do Relatório IPCC AR6 WGI

Relatório do IPCC aumenta responsabilidade da COP26 e pressão sobre o Brasil

IPCC relata que as mudanças climáticas são reais – Conheça as principais conclusões do relatório

Relatório do IPCC: mudanças profundas estão em andamento nos oceanos e no gelo da Terra

IPCC AR6 WGI – Síntese principais conclusões do relatório

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]