EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ondas de calor em um mundo em aquecimento aumentarão dramaticamente

 

Ondas de calor em um mundo em aquecimento aumentarão dramaticamente

Ondas de calor: Estudos mostram que certamente aumentarão dramaticamente com o aquecimento global e, de fato, é exatamente isso que estamos observando

O verão no hemisfério norte não está nem na metade, e vimos ondas de calor no noroeste do Pacífico e no Canadá com temperaturas que seriam altas para o Vale da Morte, enormes incêndios que enviaram fumaça pela América do Norte e inundações letais de proporções bíblicas na Alemanha e China . Cientistas alertam há mais de 50 anos sobre o aumento de eventos extremos decorrentes de mudanças sutis no clima médio, mas muitas pessoas ficaram chocadas com a ferocidade dos desastres climáticos recentes.

Scott Denning * **
Professor of Atmospheric Science, Colorado State University

Algumas coisas são importantes para entender sobre o papel da mudança climática em climas extremos como este.

Primeiro, os humanos bombearam tanto dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa que aquecem o planeta na atmosfera que o que é “ normal ” mudou. Um novo estudo , publicado em 26 de julho de 2021, por exemplo, mostra como ondas de calor duradouras e que quebram recordes – aquelas que quebram recordes por uma ampla margem – estão crescendo cada vez mais prováveis, e que a taxa de aquecimento global está conectada com o aumentando as chances desses extremos de calor.

Em segundo lugar, nem todo evento climático extremo está conectado ao aquecimento global.

Mudando a curva do sino

Como muitas coisas, as estatísticas de temperatura seguem uma curva em sino – os matemáticos chamam isso de “distribuições normais”. As temperaturas mais frequentes e prováveis CO2estão próximas da média e os valores mais distantes da média rapidamente se tornam muito menos prováveis.

Com todo o resto igual, um pouco de aquecimento muda o sino para a direita – em direção a temperaturas mais altas. Mesmo uma mudança de apenas alguns graus faz com que as temperaturas realmente improváveis na “cauda” extrema do sino aconteçam com maior frequência.

O fluxo de recordes de temperatura quebrados no oeste norte-americano recentemente é um grande exemplo. Portland atingiu 116 graus – 9 graus acima de seu recorde antes da onda de calor. Isso seria um extremo no final da cauda. Um estudo determinou que a onda de calor teria sido ” virtualmente impossível ” sem a mudança climática causada pelo homem. Ondas de calor extremas que antes eram ridiculamente improváveis CO2estão se tornando mais comuns, e eventos inimagináveis CO2estão se tornando possíveis.

A largura da curva do sino é medida por seu desvio padrão. Cerca de dois terços de todos os valores estão dentro de um desvio padrão da média. Com base em registros históricos de temperatura, a onda de calor em 2003 que matou mais de 70.000 pessoas na Europa foi cinco desvios-padrão acima da média, então foi um evento de 1 em 1 milhão.

Sem eliminar as emissões dos combustíveis fósseis, estudos descobriram que um calor como esse provavelmente acontecerá algumas vezes em uma década , quando as crianças de hoje estiverem aposentadas.

Então, a mudança climática é a culpada?

Existe uma hierarquia básica dos eventos extremos que a pesquisa científica mostrou que são os mais afetados pelas mudanças climáticas causadas pelo homem.

No topo da lista estão eventos extremos, como ondas de calor, que certamente serão influenciadas pelo aquecimento global. Nestes, convergem três linhas de evidência: observações, física e simulações de modelos de computador que prevêem e explicam as mudanças. No final da lista estão coisas que podem ser provavelmente causadas por níveis crescentes de gases de efeito estufa, mas para as quais as evidências ainda não são convincentes. Aqui está uma lista parcial.

1) Ondas de calor: Estudos mostram que certamente aumentarão dramaticamente com o aquecimento global e, de fato, é exatamente isso que estamos observando .

A estação quente está ficando muito mais longa em alguns lugares
A estação quente está ficando muito mais longa em alguns lugares. Michael Kolian / Programa de Pesquisa de Mudanças Globais dos EUA / The Conversation

 

2) Inundações costeiras: O calor está causando a expansão das águas do oceano, elevando o nível do mar e derretendo as camadas de gelo em todo o mundo. Tanto a inundação da maré alta quanto a tempestade catastrófica se tornarão muito mais frequentes à medida que esses eventos começarem a partir de um nível médio mais alto devido ao aumento do nível do mar.

3) Seca: o ar mais quente evapora mais água de reservatórios, plantações e florestas, então a seca aumentará devido ao aumento da demanda de água , embora as mudanças nas chuvas variem e sejam difíceis de prever.

4) Incêndios florestais: Como o oeste dos Estados Unidos e Canadá estão vendo, o calor seca os solos e a vegetação, fornecendo um combustível mais seco e pronto para queimar . As florestas perdem mais água durante os verões mais quentes e as temporadas de incêndios estão ficando mais longas .

5) Redução da camada de neve na primavera: a neve começa a se acumular mais tarde no outono conforme as temperaturas aumentam, mais água é perdida da camada de neve durante o inverno e a neve derrete no início da primavera , reduzindo o fluxo de água nos reservatórios que sustentam as economias das regiões semiáridas .

6) Chuvas muito fortes: o ar mais quente pode transportar mais vapor de água . As tempestades prejudiciais são causadas por fortes correntes de ar que resfriam o ar e condensam o vapor como chuva. Quanto mais água estiver no ar durante uma corrente ascendente forte, mais chuva pode cair .

7) Furacões e tempestades tropicais: derivam sua energia da evaporação da superfície quente do mar. À medida que os oceanos aquecem, regiões maiores podem gerar essas tempestades e fornecer mais energia . Mas as mudanças nos ventos no alto devem reduzir a intensificação dos furacões , então não está claro se o aquecimento global aumentará os danos das tempestades tropicais.

8) Tempo frio extremo: Algumas pesquisas atribuíram o tempo frio que mergulha para o sul com os meandros da corrente de jato – às vezes referido como surtos de “vórtice polar” – ao aquecimento no Ártico . Outros estudos contestam veementemente que o aquecimento do Ártico provavelmente afetará o clima de inverno mais ao sul, e essa ideia permanece controversa .

9) Tempestades severas, granizo e tornados: Essas tempestades são desencadeadas pelo forte aquecimento da superfície, então é plausível que elas possam aumentar em um mundo em aquecimento. Mas seu desenvolvimento depende das circunstâncias de cada tempestade. Ainda não há evidências de que a frequência dos tornados esteja aumentando.

Quando o calor extremo quebra os registros

No novo estudo de ondas de calor, Erich Fischer e colegas do Instituto Suíço para Atmosfera e Ciência do Clima analisaram a frequência das ondas de calor de uma semana que não apenas empurram o clima anterior, mas quebram recordes por margens enormes. Os cientistas analisaram milhares de anos de simulações climáticas para identificar eventos de calor sem precedentes e descobriram que o aquecimento global causado por carvão, petróleo e gás estava comumente associado a tais eventos. Nos modelos, essas ondas de calor de uma semana que quebram recordes não apenas aumentam gradualmente com o aquecimento global, mas, em vez disso, atacam sem aviso.

Os pesquisadores mostraram que o calor que quebra recordes é muito mais provável do que há uma geração e que esses eventos devastadores ocorrerão com muito mais frequência nas próximas décadas. De forma crítica, eles descobriram que a probabilidade dessas ondas de calor sem precedentes está associada à taxa de aquecimento – e que sua probabilidade diminui acentuadamente quando as emissões de combustíveis fósseis caem.

Um aviso que não pode ser ignorado

Os impactos catastróficos de condições meteorológicas extremas dependem tanto das pessoas quanto do clima.

A evidência é clara de que quanto mais carvão, óleo e gás são queimados, mais o mundo aquece e é mais provável que qualquer local experimente ondas de calor muito diferentes de tudo o que já experimentaram.

A preparação para desastres pode falhar rapidamente quando eventos extremos ultrapassam todas as experiências anteriores. O derretimento dos cabos de força do bonde de Portland é um bom exemplo. A maneira como as comunidades desenvolvem infraestrutura, sistemas sociais e econômicos, planejamento e preparação podem torná-las mais resilientes – ou mais vulneráveis CO2- a eventos extremos.

Referência:

Fischer, E.M., Sippel, S. & Knutti, R. Increasing probability of record-shattering climate extremes. Nat. Clim. Chang. 11, 689–695 (2021). https://doi.org/10.1038/s41558-021-01092-9

 

 

* Este artigo foi publicado originalmente no site The Conversation e republicado aqui sob uma licença Creative Commons. Leia aqui a versão original em inglês: https://theconversation.com/extreme-heat-waves-in-a-warming-world-dont-just-break-records-they-shatter-them-164919

 

** Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]