EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Degradação do permafrost já afeta fatores hidrológicos do platô tibetano

 

Degradação do permafrost já afeta fatores hidrológicos platô tibetano

Nos últimos anos, o aquecimento climático acelerou significativamente a degradação global do permafrost. Afetados pela degradação do permafrost, os processos de abastecimento, escoamento e descarga de água mudaram significativamente na Área de Origem do Rio Amarelo (SAYR) no nordeste do Platô Qinghai-Tibete.

A produção de água no SAYR é muito importante para a estabilidade dos recursos hídricos e a integridade do ecossistema regional. No entanto, devido à complexidade do permafrost regional, faz com que o permafrost interaja com as águas superficiais e subterrâneas.

Em particular, a topografia, as falhas ativas e a degradação do permafrost controlam a distribuição da água subterrânea. Assim, limita a compreensão das pessoas sobre a degradação do permafrost causada pelas mudanças climáticas e seu impacto hidrológico.

Recentemente, uma equipe de pesquisa liderada pelo Prof. SHENG Yu do Instituto Noroeste de Eco-Meio Ambiente e Recursos (NIEER) da Academia Chinesa de Ciências (CAS) estudou o processo de degradação do permafrost e sua resposta aos principais fatores hidrológicos no SAYR impulsionado por das Alterações Climáticas.

Neste estudo, os cientistas simularam o processo de mudança de quatro tipos de permafrost combinando com o modelo de cálculo de condução de calor. Com base na análise espacial do GIS, as mudanças temporais e espaciais do permafrost no SAYR nos últimos 50 anos e nos próximos 100 anos também foram apresentadas (Fig.1).

Além disso, eles também compararam as diferenças dos fatores hidrológicos em diferentes estados degradados do solo congelado com base no monitoramento de campo e simulação interna (Fig.2).

O estudo mostrou que o teor de água do solo na área do permafrost aumenta gradativamente até atingir um estado saturado com o descongelamento do solo. Influenciado pela barreira da camada permafrost, o interfluxo se acumula próximo à mesa do permafrost. Isso leva ao fato de que o nível de água do suprapermafrost na área do permafrost aumenta significativamente.

Além disso, o processo hidrológico do permafrost também é afetado por fatores locais, como evaporação da chuva, textura do solo, terreno, cobertura vegetal e condições hidrogeológicas.

Os resultados do estudo fornecerão base científica para um melhor entendimento do processo de formação e da lei de evolução do escoamento na Bacia do Rio Amarelo. Também fornecerá suporte teórico para prever com precisão os efeitos ecológicos e hidrológicos das mudanças do permafrost no SAYR.

Os resultados de pesquisas periódicas relevantes foram publicados nos periódicos do Hydrological Sciences Journal intitulados em Resposta diferencial à chuva de infiltração de umidade do solo em permafrost e solo congelado sazonalmente na pequena bacia de Kangqiong no planalto Qinghai-Tibete

Fig. 1 Mudanças temporais e espaciais do permafrost no SAYR nos últimos 50 anos e nos próximos 100 anos (Imagem de SHENG Yu)
Fig. 1 Mudanças temporais e espaciais do permafrost no SAYR nos últimos 50 anos e nos próximos 100 anos (Imagem de SHENG Yu)

 

Fig.2 Diferenças de fatores hidrológicos em diferentes estados degradados de solo congelado (Imagem de SHENG Yu)
Fig.2 Diferenças de fatores hidrológicos em diferentes estados degradados de solo congelado (Imagem de SHENG Yu)

 

Wei Cao et al, Differential response to rainfall of soil moisture infiltration in permafrost and seasonally frozen ground in Kangqiong small basin on the Qinghai-Tibet Plateau, Hydrological Sciences Journal (2021). DOI: 10.1080/02626667.2021.1883619

 

 

Henrique Cortez *, tradução e edição, a partir de original do Northwest Institute of Eco-Environment and Resources, Chinese Academy of Sciences

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 21/05/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Degradação do permafrost já afeta fatores hidrológicos do platô tibetano

  • Fernando Penteado

    Olá amigos do Ecodebate.
    Importantíssimo tema e muito triste a constatação. A degradação definitiva do Permafrost contribui para a transformação radical de como vive a população da região e tem impacto global.

Fechado para comentários.