EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Como jogar fora as baterias dos carros para proteger o meio ambiente

 

210506 744 ecodebate.com.br foto 2

Como jogar fora as baterias dos carros para proteger o meio ambiente

É sabido que não é conveniente jogar as baterias de um T cross ou de qualquer outro carro no lixo. O meio ambiente seria seriamente prejudicado. Por esse motivo, elas devem ser transportadas a lugares específicos onde, através de tratamentos específicos, poderão ser posteriormente reutilizadas. Não importa o motivo pelo qual você precisa se desfazer de uma bateria: é fundamental que ela seja levada para um local de reciclagem autorizado.

É politicamente correto fazer as coisas que devem ser feitas para proteger o meio ambiente. Uma das coisas mais importantes para isso é saber o que fazer na hora de ter que trocar a bateria do seu Volkswagen T cross ou de outro veículo que você tenha na garagem, seja pelo motivo que for. É importante mesmo saber como se desfazer corretamente da bateria para não causar um forte impacto no meio ambiente.

Por esse motivo, vale a pena prestar muita atenção às seguintes dicas, para que essa tarefa seja feita de um modo correto, evitando qualquer tipo de problema posterior.

Como retirar a bateria do veículo

  1. Se você vai retirar a bateria do seu T cross highline ou de outro modelo de veículo, preste atenção à sua própria segurança: use uma proteção especial para os seus olhos, porque uma bateria velha ou com problemas pode ter uma fuga de ácido, algo muito perigoso para os olhos. Ao mesmo tempo é importante usar luvas, porque o líquido da bateria é muito irritante para a pele.

  2. Em segundo lugar, é necessário desconectar a bateria, afrouxando primeiro a porca do terminal negativo da bateria. Depois é a vez do fio a terra desse terminal negativo: você deverá retirá-lo, repetindo a mesma coisa com o terminal positivo. Enquanto você estiver retirando a bateria, esses fios não deverão ter contato com os terminais.

  3. Agora retire a bateria do carro. Preste atenção ao modo em que a bateria fica presa, para poder soltar o clipe ou a alça que a mantêm presa. Diante de qualquer dúvida, é aconselhável dar uma olhada ao manual do veículo.

  4. Analise o estado geral da bateria. Se você sofreu um acidente com o carro ou houve algum problema com ele, veja se a bateria sofreu as consequências: pode ter um amassado ou uma pequena perfuração. Nesse caso, tome muito cuidado, porque poderia haver um vazamento. Proteja sempre os olhos e as mãos e braços, para não sofrer qualquer acidente pelo contato com o líquido ou ácido da bateria.

Como transportar a bateria para um local seguro

  • Uma vez com a bateria fora do carro, você deverá colocá-la dentro de um saco plástico com muito cuidado. No entanto, se você percebeu que há algum buraquinho, por mínimo que seja, coloque a bateria dentro de uma ou duas bolsas de lixo bem resistentes, para evitar que o fluido que possa fugir pelo buraquinho entre em contato com algo.

  • Para transportar a bateria de um modo seguro, você deverá mantê-la em posição vertical. O mais seguro é transportá-la no chão do seu veículo, porque se colocar a bateria no banco, diante de uma freada, por exemplo, pode cair e mudar de posição, o que deve ser evitado.

  • Procure um local onde façam reciclagem de baterias. Na internet você poderá fazer a pesquisa para encontrar o local mais perto da sua residência. Outra opção é perguntar ao seu mecânico de confiança.

Se precisar trocar a bateria:

Se você pretende trocar a bateria, procure uma loja que aceite a sua bateria como parte de pagamento para a compra de uma bateria nova. Evidentemente a bateria nova deve corresponder ao modelo do seu carro.

Por regra geral, as trocas de bateria acontecem depois de um acidente ou batida com o veículo. Procure ajuda com o seu mecânico ou com o seguro que você contratou para o seu veículo.

Mantendo todas as precauções em relação ao modo de fazer a troca ou somente a retirada da bateria, você cuidará corretamente do meio ambiente.

T cross

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 06/05/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.