EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Guia prático de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)

 

Guia prático de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)

O projeto-piloto Viva Agroecologia, desenvolvido na EMEF Desembargador Amorim Lima em São Paulo, teve como objetivo fomentar, ampliar e estimular a inserção das PANC nas hortas escolares, na pedagogia e na composição do cardápio, de modo a enriquecer e complementar a alimentação escolar.

Ter as PANC na horta com possibilidade de enriquecimento do cardápio escolar está previsto no plano de ação da regulamentação da Lei Municipal nº 16.140/2015, que trata da inserção progressiva3 de alimentos orgânicos na alimentação escolar, e que se insere no Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O projeto promoveu a integração de alunos, pais, professores e profissionais da área ambiental, e a criação de uma rede4 de pessoas interessadas em multiplicar a ideia em diferentes regiões e espaços.

As ações de articulação e formativas propiciaram o exercício da permacultura urbana. Com o projeto, o tema “Horta, Alimentação Saudável e Sustentabilidade” passou a ser, efetivamente, inserido no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e estabeleceu-se a meta de ter, pelo menos, uma PANC e um tempero da horta escolar diariamente no cardápio.

Guia Prático de PANC em Hortas Escolares

Instituto Kairós
Por Ana Flavia Borges Badue e Guilherme Reis Ranieri
Organization: Organização Instituto Kairós
Ano: 2018
ISBN: 978-85-99517-10-9

Da FAO, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 01/10/2020

Nota da redação: Em relação ao tema “Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)” sugerimos que leia, também:

PANCs: Projeto Visa Divulgar Plantas Alimentícias Não Convencionais
Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) São Opção Para Quem Deseja Incrementar A Alimentação De Forma Benéfica E Natural
Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs: Livro, Disponível On-Line E Gratuitamente, Traz Receitas Com Plantas Comestíveis Pouco Conhecidas
Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs): Um Universo Da Segurança Alimentar A Explorar, Artigo De Sucena Shkrada Resk
Pelo Menos 10 Mil Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) Podem Reforçar Prato Do Brasileiro

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.