EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs: Livro, disponível on-line e gratuitamente, traz receitas com plantas comestíveis pouco conhecidas

 

Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs: Livro, disponível on-line e gratuitamente, traz receitas com plantas comestíveis pouco conhecidas

Você já ouviu falar nas PANC? Essa é a sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais. Ou seja, plantas que podem ser utilizadas em receitas culinárias, mas não são frequentemente aproveitadas, comparando-se com outros tipos de plantas.

Jornal da USP

Ora-pro-nóbis, capeba, capuchinha, serralha são exemplos de folhas que estão no Livro de Receitas com PANCum compilado de 11 criações dos chefs de cozinha Flávia Zanatta e Michel Abras. O livro está disponível em PDF on-line para consulta e download.

As preparações culinárias foram ensinadas durante uma oficina culinária realizada, no ano passado, no Laboratório de Técnica Dietética da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP para nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo.

As receitas que integram o livro possuem como base os ingredientes utilizados na alimentação dos estudantes da rede municipal da capital paulista. Além de praticidade e simplicidade na elaboração dos pratos, foi considerada a dinâmica das cozinhas nas quais o cardápio estudantil municipal é preparado.

Além disso, as receitas dialogam com os princípios do Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, ao priorizar a utilização de alimentos in natura e minimamente processados, e com os pilares da alimentação sustentável, por meio do aproveitamento integral dos alimentos, minimizando o desperdício e consequentemente a geração de resíduos sólidos nas cozinhas escolares.

Entre as receitas estão escondidinho PANC, carne suína, filé de peixe, omelete de forno, sucos, doces e saladas. O vídeo completo da oficina, na qual os chefes falam sobre as plantas e as receitas, está disponível on-line no Canal Pedagógico da SME pelo YouTube.

Confira algumas PANC nas imagens abaixo:

Almeirão roxo
Almeirão roxo – Foto: Paulo Roberto de Souza via Flickr / CC BY-SA 2.0

 

Cúrcuma
Cúrcuma: raiz pode ser usada para molhos e temperos em geral – Foto: Simon A. Eugster via Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Serralha
Serralha – Foto: AnRo0002 via Wikimedia Commons / CC0

  Com informações da Assessoria de Comunicação da FSP

Do Jornal da USP, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 29/07/2019

Nota da redação, sobre o tema “Plantas Alimentícias Não Convencionais” sugerimos que leia, também:

PANCs: Projeto Visa Divulgar Plantas Alimentícias Não Convencionais

Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) São Opção Para Quem Deseja Incrementar A Alimentação De Forma Benéfica E Natural

Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs): Um Universo Da Segurança Alimentar A Explorar

Pelo Menos 10 Mil Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) Podem Reforçar Prato Do Brasileiro

 

PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.