Incêndios florestais na Austrália: Seca e altas temperaturas

 

fumaça de incêndios florestais na Austrália

A Austrália registrou seu dia mais quente em 19 de dezembro, com temperatura máxima média de 41,9 ° C. No sul da Austrália, uma temperatura de 49,9 ° C foi registrada em Nullarbor, 49,8 em Eucla e 49,5 em Forrest.

De acordo com o Bureau of Meteorology , o país como um todo observou sua segunda temperatura média mais quente registrada entre janeiro e novembro. A temperatura máxima média foi a mais alta registrada na Austrália no mesmo período, com a temperatura mínima média também muito quente na sétima mais alta já registrada.

Em todo o país, as chuvas de novembro estavam muito abaixo da média, as mais secas já registradas dos 120 novembro desde 1900.

No acumulado do  ano (janeiro a novembro) , a precipitação ficou abaixo da muito abaixo da média em grande parte da Austrália. Para a Austrália como um todo, foi o segundo mais seco de janeiro a novembro já registrado, ficando atrás de janeiro a novembro de 1902. Foi o mais seco de janeiro a novembro já registrado para a Austrália do Sul e um dos três mais secos já registrados para Nova Gales do Sul , Austrália Ocidental e Território do Norte.

Um dos motivadores para isso foi um dos mais fortes eventos de dipolo do Oceano Índico (IOD) já registrados. Quando o IOD é positivo, as águas do noroeste da Austrália são mais frias, arrastando a umidade do continente e deixando condições muito secas.

No entanto, as deficiências de chuva afetaram a maior parte das partes de New South Wales, Queensland e sul da Austrália da bacia Murray – Darling desde o início de 2017. Essas deficiências de longo prazo se estendem a partes da costa de New South Wales.

Quando comparado a outros períodos de 34 meses com início em janeiro, os  34 meses de janeiro de 2017 a outubro de 2019  foram os mais secos já registrados em média na Bacia Murray – Darling (36% abaixo da média de 1961-1990), bem como nos norte de Murray – Darling Basin (40% abaixo da média) e para o estado de Nova Gales do Sul (35% abaixo da média). As três regiões também foram as mais secas já registradas nos 22 meses de janeiro de 2018 a outubro de 2019, enquanto nos 27 meses de agosto de 2017 a outubro de 2019 ocupam o segundo lugar nas três regiões; apenas o pico de 1900-2002 da seca da federação foi mais seco.

As condições de seca dos últimos três anos foram particularmente agudas durante a estação fria, o que é importante em muitas regiões para gerar escoamento. As chuvas no período de abril a setembro foram inferiores a 50% da média nos três anos em 12 dos 30 distritos de New South Wales. As chuvas muito abaixo da média de outubro na maior parte de Nova Gales do Sul e na Bacia Murray-Darling como um todo exacerbaram ainda mais o efeito dos baixos ingressos até o momento.

Informe da Organização Meteorológica Mundial (OMM)

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 08/01/2020

Incêndios florestais na Austrália: Seca e altas temperaturas, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 8/01/2020, https://www.ecodebate.com.br/2020/01/08/incendios-florestais-na-australia-seca-e-altas-temperaturas/.

 

PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top