EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisadores encontram microplásticos na neve do Ártico

 

Ártico
Ártico. Imagem: NASA

Pesquisadores encontram microplásticos na neve do Ártico

Microplásticos na neve do Ártico sugerem poluição atmosférica generalizada

Redação EcoDebate

O vento desempenha um papel no transporte de microplásticos (fragmentos plásticos com menos de cinco milímetros de comprimento) para as ruas cobertas de neve das cidades europeias e áreas remotas do Oceano Ártico – onde os ecossistemas já estão estressados pelos efeitos da mudança climática.

As altas concentrações encontradas em amostras de neve de regiões díspares sugerem que os microplásticos – que podem conter verniz, borracha ou produtos químicos usados em tecidos sintéticos – causam poluição do ar significativa. Além disso, estudos anteriores mostraram que os microplásticos podem contribuir para o risco de câncer de pulmão, destacando a necessidade urgente de avaliar melhor os riscos à saúde de inalá-los.

Para entender melhor como os microplásticos viajam até agora, o que tem sido uma questão, Melanie Bergmann et al. usaram uma técnica de imagem para analisar amostras de neve coletadas entre 2015 e 2017 de gelo flutuante no Estreito de Fram, uma passagem entre a Groenlândia e Svalbard para o Oceano Ártico. (Eles visitaram cinco blocos de gelo de helicópteros ou botes durante três expedições.)

Para comparação, os pesquisadores investigaram amostras dos remotos Alpes Suíços e da Cidade de Bremen, no noroeste da Alemanha. Eles observaram que, embora as concentrações de microplásticos na neve do Ártico fossem significativamente menores do que as concentrações na neve européia, os níveis desse poluente no extremo norte ainda eram substanciais.

A maioria das partículas estava na menor faixa de tamanho mensurável de menos de 11 micrômetros; tais partículas são mais propensas a serem absorvidas pelo transporte atmosférico, dizem os autores. Como a maioria dos estudos atualmente se concentra em partículas maiores que 200 ou 300 micrômetros, a medição de partículas menores permanece importante, a fim de avaliar realisticamente os microplásticos.

As altas quantidades de microplásticos na neve, como relatado aqui, sugerem que o transporte e a deposição atmosférica poderiam representar um caminho significativo para esses materiais em lugares distantes, dizem os autores.

Referência:

White and wonderful? Microplastics prevail in snow from the Alps to the Arctic
Melanie Bergmann, Sophia Mützel, Sebastian Primpke, Mine B. Tekman, Jürg Trachsel and Gunnar Gerdts
Science Advances 14 Aug 2019:
Vol. 5, no. 8, eaax1157
DOI: 10.1126/sciadv.aax1157
http://dx.doi.org/10.1126/sciadv.aax1157

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 15/08/2019

[cite]

 

PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.