Área afetada pela elevação do nível do mar no Havaí pode ser o dobro do previsto

 

Universidade do Havaí em Manoa *

Por incluir modelos de processos físicos dinâmicos, tais como erosão e arrebentação das ondas, uma equipe de pesquisadores da Universidade do Havaí em Manoa e o Departamento de Terra e Recursos Naturais determinaram que as áreas de terra do Havaí vulneráveis a futuras elevações do nível do mar podem ser o dobro do que havia sido anteriormente estimado.

Extensa erosão costeira perto de casas em Mokuleia na costa norte de Oahu. Crédito: Brad Romine.
Extensa erosão costeira perto de casas em Mokuleia na costa norte de Oahu. Crédito: Brad Romine.

O estudo foi publicado em 27 de setembro na Scientific Reports, revista da Nature.

É importante identificar áreas de terra vulneráveis a desastres relacionados ao nível do mar porque, se deixado sem controle, inundações e erosões continuarão a prejudicar terras costeiras que costumam ser altamente urbanizadas,” disse Chip Fletcher, co-autor e diretor assistente do estudo e professor de ciências da terra na Escola do Oceano e Ciência da Terra e Tecnologia (SOEST, em inglês) na Universidade do Havaí, em Manoa. “A preparação para essas repercussões será muito dispendiosa e levará um longo tempo para ser implementada. Com estes resultados, todos os interessados agora podem estabelecer políticas de adaptação de base empírica.”

Anteriormente, uma técnica muito usada para avaliar os impactos da elevação do nível do mar era o modelo “banheira”, no qual uma superfície de nível do mar estática é projetada sobre um modelo de terreno.

O método da banheira identifica as áreas de baixa altitude e propensas a inundações, mas subestima a totalidade dos possíveis danos devido ao aumento do nível do mar, especialmente nas praias de alta energia do Havaí,” disse a pesquisadora-chefe Tiffany Anderson, membro docente do Departamento de Ciências da Terra na SOEST.

Conforme o nível do mar sobe, vários processos ocorrem. A erosão costeira resulta em perda permanente de terra, mas é também essencial para a preservação das praias; inundações marítimas anuais rapidamente se intensificam além de um limiar crítico; e a elevação do nível freático e o refluxo de esgoto criam novas zonas úmidas e causam enchentes. Estes fatores fazem com que a proteção costeira seja insuficiente como estratégia de adaptação.

Desenvolvendo uma previsão mais realista

Erosão costeira perto de casas. Crédito: Sam Lemmo.
Erosão costeira perto de casas. Crédito: Sam Lemmo.

Nossa avaliação mais abrangente revela realidades importantes que podem ser omitidas em outros métodos,” disse Fletcher. “Somente o método da ‘banheira’ ignora críticos 35 a 54 por cento da totalidade da área exposta a um ou mais destes perigos, dependendo do local e do aumento do nível do mar.”

A equipe também descobriu que elevações comuns nas planícies costeiras de baixa altitude no Havaí criam limites nos níveis de inundação. Quando ultrapassados, a inundação aumenta rapidamente. À medida que o nível do mar se eleva, as terras costeiras ficam expostas a inundações mais intensas e a maiores velocidades de escoamento da água.

A predominância de planícies costeiras de baixa altitude leva a um rápido aumento na exposição da terra a riscos quando o nível do mar excede uma elevação crítica de cerca de 30 a 60cm, dependendo do local.

A equipe havia identificado este fenômeno em pesquisas anteriores e o nominou de “ponto crítico.”

Além disso, uma grande porção de terras com risco de inundação não se encontra na costa,” disse Anderson. “Em vez disso, elas são áreas de baixa altitude onde a elevação do nível do mar faz com que o lençol freático suba à superfície. Essas áreas podem localizar-se a até três quilômetros da costa.”

Preparando-se para o futuro

A modelagem apresentada neste estudo foi desenvolvida para corroborar a criação do Relatório de Vulnerabilidade e Adaptação ao Aumento do Nível do Mar no Havaí, que é a base para futuras iniciativas de planejamento governamentais.

Anderson e sua equipe estão agora incluindo a chuva ao modelo de computador para determinar o quanto as inundações relacionadas ao nível do mar poderiam ser exacerbadas durante eventos pluviométricos que ocorrem durante as marés altas. O curso universitário havaiano Sea Grant, também situado na SOEST, e a empresa Tetra Tech estão ajudando agências estaduais e municipais a levar em consideração esses novos dados em seus planejamentos futuros.

Referência:

Modeling multiple sea level rise stresses reveals up to twice the land at risk compared to strictly passive flooding methods
Tiffany R. Anderson, Charles H. Fletcher, Matthew M. Barbee, Bradley M. Romine, Sam Lemmo & Jade M.S. M. S. Delevaux
Scientific Reportsvolume 8, Article number: 14484 (2018)
DOI https://doi.org/10.1038/s41598-018-32658-x

 

* Tradução de Ivy do Carmo, Magma Translation (magmatranslation.com)

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 05/10/2018

Área afetada pela elevação do nível do mar no Havaí pode ser o dobro do previsto, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 5/10/2018, https://www.ecodebate.com.br/2018/10/05/area-afetada-pela-elevacao-do-nivel-do-mar-no-havai-pode-ser-o-dobro-do-previsto/.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top