EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Ideias melhores para o Estado, artigo de Montserrat Martins

 

artigo de opinião

 

[EcoDebate] Segurança ou Educação, qual deve ser a prioridade? As duas, até porque sem Segurança o funcionamento das escolas está sendo afetado pela violência, bem como os postos de saúde também. O meme “se não investirmos em escolas teremos de construir presídios” é verdadeiro, mas hoje sem a construção de presídios não há segurança pública e as próprias escolas não funcionarão bem.

No projeto Escola Aberta em Porto Alegre, nos fins de semana as escolas tinham atividades culturais e lá ouvimos histórias surreais, do tipo “as aulas vão bem até a hora em que começa o tiroteio”, numa das vilas da periferia. Noutra vila, quando a escola era arrombada a Diretora tinha de enviar recado ao patrão do tráfico solicitando a devolução dos bens necessários para as aulas – e este providenciava a restituição, pois exercia o verdadeiro governo local.

As brigas entre alunos, entre alunas e até com professores às vezes são tão violentas que extrapolam o ambiente escolar e vão parar na polícia. E assim por diante, inúmeras situações mostram que o ambiente de estudo está contaminado pela crise social e pela falta de segurança em geral.

A dicotomia do “ou isso ou aquilo” não costuma resolver problemas. Pensar só em segurança seria imediatismo, sem plantar sementes melhores para o futuro. Pensar que educação resolve tudo, sem tomar providências urgentes para conter a violência, não permite que as escolas tenham ambiente de estudo adequado.

Uma competição cega entre discursos de direita e de esquerda levam à ingenuidade de muitos acreditarem em soluções unilaterais e excludentes. No estereótipo da direita, só medidas de força resolvem, no esteriótipo da esquerda só programas sociais, quando na verdade não podemos prescindir de nenhuma das duas.

O atual governo gaúcho foi eleito com esse discurso, mas está longe de praticar o que prega. Porque privatizar o Banrisul, que rende cerca de 700 milhões de reais de lucro por ano? Sartori repete fórmulas de “Estado mínimo” a ponto de “economizar” em Segurança no início do governo, o que agora tardiamente tenta reverter. O uso de um discurso “nem de direita nem de esquerda” na campanha do Sartori foi enganosa, pois sua “receita” de governo não podia ser mais neoliberal.

Ideias melhores – de verdade – são aquelas sinceramente centradas na realidade ao invés de nas disputas teóricas, que aproveita as boas contribuições de todas as fontes. São os valores “republicanos” (de respeito à “res publica”, a coisa pública), com tolerância e respeito com as diferenças, valores essenciais para a democracia e para a convivência nas sociedades do século XXI. Políticos de várias ideologia juram praticar esse bom senso, mas raros tem ideias melhores mesmo.

Montserrat Martins, Colunista do Portal EcoDebate, é médico psiquiatra, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e ex-presidente do IGS – Instituto Gaúcho da Sustentabilidade

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 03/07/2017

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.