Avaliação da qualidade da água dos riachos do povoado Mocó, Senhor do Bonfim – BA, por Karine Silva Oliveira et al.

 

 

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DOS RIACHOS DO POVOADO MOCÓ, SENHOR DO BONFIM- BA.

OLIVEIRA, K. S.1; JAMBEIRO, R. S. de F.2; SANTOS, K. V. dos3

1 Especialista em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido pelo Instituto Federal Baiano
2 Graduando em Ciências Biológicas pela FTC- Faculdade de Tecnologia e Ciências – Salvador- BA
3 Msc. em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia e professora do Instituto Federal Baiano

RESUMO: O monitoramento da qualidade da água por meio de análises físico-química e microbiológicas fornece subsídio às políticas de proteção ambiental e à tomada de decisão quanto às ações públicas de gestão ambiental. O Povoado Mocó está situado no município de Senhor do Bonfim- BA e possui 4 nascentes que drenam o Riacho Mocó que fazem parte da Bacia do Rio Itapicuru. A população local sobrevive da agricultura familiar e da pecuária extensiva e, com isso, utilizam a água das nascentes e do Riacho Mocó para abastecimento hídrico em que não dispõem de nenhum tipo de saneamento básico. Portanto, o objetivo desse trabalho foi analisar a qualidade da água dos riachos do Povoado Mocó, determinando os parâmetros físico- químicos (como pH, temperatura e turbidez) e bacteriológicos (Coliformes Totais e Termotolerantes). Os resultados obtidos foram comparados aos valores estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/2005 para água doce de classe 2, sendo que os resultados obtidos de Coliformes Totais e Termotolerantes (E. coli) sugerem que a água utilizada no povoado carece de iniciativa de ações ambientais e sanitárias consideradas mitigadoras aos problemas detectados na localidade.

PALAVRAS- CHAVE: Água. Riachos. Parâmetros Físico- Químicos e Bacteriológicos.

** Para acessar o artigo na íntegra, no formato PDF, clique no link.
170627avaliacao_da_agua_do_riacho_moco-1

 

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 27/06/2017

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top