Dois mil botos são mortos na Amazônia ao ano para pesca da piracatinga

 

Dois mil botos são mortos na Amazônia ao ano para pesca da piracatinga

Por Bianca Paiva, da Radioagência Nacional

A pesca e a comercialização da piracatinga estão proibidas desde janeiro de 2015 como forma de conter a matança indiscriminada de botos na Amazônia.

Apesar disso, cerca de dois mil animais ainda são mortos todos os anos. Isso demonstra que o boto ainda é utilizado como isca para a captura desse peixe, que pode ser encontrado nos supermercados com o nome de douradinha.

Para ajudar fiscais ambientais a identificarem os filés de piracatinga e frear o comércio ilegal, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) criou uma cartilha, como explica a pesquisadora da entidade Vera Maria da Silva.

De acordo com a pesquisadora, na cartilha estão disponíveis fotos de peixes e informações sobre a piracatinga para que os fiscais consigam distinguir uma espécie da outra.

Foram confeccionados mil exemplares das cartilhas, que ficarão disponíveis gratuitamente em órgãos ambientais e no Inpa.

 

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 23/06/2017

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top