EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Saiba porque incentivamos o jornalismo colaborativo na EcoDebate

 

jornalismo

 

Saiba porque incentivamos o jornalismo colaborativo na EcoDebate

O EcoDebate é aberto a contribuições, inclusive porque a socialização da informação e o estímulo ao debate são alguns dos nossos conceitos essenciais. Vejam nossas diretrizes em http://www.ecodebate.com.br/sobre/.

Em razão de sua proposta editorial, o EcoDebate apoia e incentiva o jornalismo colaborativo, também chamado de jornalismo cidadão, no qual o leitor, na definição de Rodrigo Martins, deixa a posição de mero espectador das notícias para transformar-se, ele próprio, em um narrador dos fatos.

Em termos práticos, basta que enviem os seus artigos e matérias, no formato Doc ou Txt, e ele serão lidos, avaliados e discutidos quanto à adequação ao conteúdo do portal e perfil dos leitores e programação de publicação. Em tese não temos limites de laudas e respeitamos o formato/tamanho/contexto decidido pelos autores.

Uma dica interessante, para quem se interessa na iniciativa, é baixar o livro Jornalismo Cidadão – Você Faz a Notícia, dos jornalistas Ana Carmen Foschini e Roberto Taddei. Ele está disponível gratuitamente e para fazer o download, no formato PDF, basta clicar no link destacado.

No entanto, pedimos que observem algumas condições básicas:

1) Por razões legais, em termos de responsabilidades editoriais, os autores devem ser corretamente identificados (nome, telefone, e-mail válido e verificável, CPF);

Como bem destacam Ana Carmen Foschini e Roberto Taddei, é importante lembrar que valem para a internet e para o universo do jornalismo cidadão as mesmas restrições legais que se aplicam a outros veículos de comunicação. Como cidadão jornalista, você tem de movimentar-se entre a liberdade de expressão e os limites impostos por lei.

2) Em qualquer matéria ou reportagem as informações e fontes, devem ser verificadas e confirmadas. Esta é uma regra fundamental no jornalismo, profissional e/ou colaborativo, sem a qual a credibilidade da informações, do autor e do veículo podem ser desacreditadas;

3) O EcoDebate é copyleft e tudo que publicamos pode ser livremente copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação. Em razão disto, os autores devem, necessariamente, reconhecer e concordar com o conceito de copyleft.

 

Bem, agora que vocês já sabem o que e como fazer, basta que enviem suas colaborações para o e-mail da redação do Portal EcoDebate: ecodebate@ecodebate.com.br .

Um abraço a todos (as),

Henrique Cortez
editor da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

in EcoDebate


 [ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]