Os Homens e Mulheres que Salvam o Mundo, por Norbert Suchanek

 

150915
Foto: Norbert Suchanek

 

 

[EcoDebate] Estes homens e mulheres salvam o mundo a cada dia: Os carroceiros, catadores e papeleiros, também conhecidos como “burros sem rabos”.

Sem eles e elas as mega-cidades como Rio de Janeiro ou São Paulo podem sofrer um colapso. Estes cidadãos transportam toneladas de mercadorias, fretes e lixo seletivo todos os dias, sem gastar qualquer energia fóssil e sem liberar substâncias tóxicas ou cancerígenas no ar, como os caminhões, carros ou motos fazem. Além disso estes homens e mulheres contribuem enormemente para limpar a cidade, recolhendo as resíduos recicláveis, especialmente latinhas e papel. Para completar, muitos deles vivem nas ruas, dormem embaixo de uma marquise, de uma árvore ou de um elevado.

Por enquanto não tem dados exatos sobre o número de moradores de rua e de carroceiros ou catadores no Rio de Janeiro. Mas, segundo o censo feito em 2013 pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), cerca de 5.600 pessoas viviam nas ruas da Cidade do Rio, destas 374 eram crianças. Um outro estudo no ano de 2007, entrevistou 1932 moradores de rua e revelou que 78 porcento dos mendigos são homens.

Agora em abril de 2015, a SMDS anunciou, que até março de 2016, a cidade maravilhosa não terá mais nenhum morador de rua e estará preparada para os Jogos Olímpicos. O secretário e vice-prefeito Adilson Pires informou que quatro abrigos serão construídos na Mangueira, Vila Isabel, Ilha do Governador e Bonsucesso, com a geração de 700 novas vagas. Além dessas medidas, haverá o remodelamento da rede de acolhimento que hoje conta com 1.600 vagas próprias e 600 conveniadas.

Até agora também não tem um número exato de quantos carroceiros ou catadores de latinhas trabalham e vivem na Cidade Maravilhosa. Mas, em 2014, foi criado no Rio de Janeiro o website “www.burrosemrabo.com.br” para apoiar o trabalho dos carroceiros. Neste projeto foram cadastrados 150 “burros sem rabos” por enquanto.

Norbert Suchanek, Rio de Janeiro, www.norbertsuchanek.org

 

in EcoDebate, 15/09/2015


[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Top