EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Novo vazamento de água altamente radioativa chama atenção para ameaça nuclear em Fukushima

 

Pela terceira vez em dois meses, água de refrigeração radioativa da usina nuclear avariada escoou para o oceano. Apesar da sequência ininterrupta de panes, Tóquio segue afirmando que situação está “sob controle”.

Na ruína nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão, voltou a ocorrer vazamento em mais um tanque contendo água altamente radioativa, na noite desta quarta-feira (02/09). Segundo declarou um porta-voz da Tepco, a operadora da usina termonuclear de Fukushima, é possível que cerca de 430 litros tenham escoado para o Oceano Pacífico.

O novo desastre possivelmente se deveu a um erro de cálculo. O tanque com capacidade de 450 toneladas de líquido se encontra numa espécie de rampa. No entanto, ao enchê-lo, não se levou em consideração essa inclinação, e a água contaminada transbordou do tanque, cuja tampa não o fecha hermeticamente.

Construção defeituosa

A Tepco decidira encher os tanques o máximo possível, já que, pouco a pouco, vai se esgotando a capacidade de armazenamento na área da usina, devido ao acúmulo diário da água subterrânea usada na refrigeração dos reatores, que evita o superaquecimento e eventual explosão.

Premiê Shinzo Abe (c) visita Fukushima

A água no tanque em questão está contaminada com radiações beta na ordem de 580 mil becqueréis por litro. Uma das substâncias contidas é estrôncio 90, cujo limite máximo, por lei, é de 30 becqueréis. Segundo consta, contudo, os raios beta não atravessam as vestes de proteção das equipes de reparo.

O tanque é construído por placas de aço unidas às pressas com parafusos, exatamente como o contêiner do qual escoaram 300 toneladas de líquido radioativo, em agosto último. Dos mil tanques disponibilizados pela Tepco no local, 350 apresentam a mesma construção dos contêineres que agora começam a vazar.

“Situação sob controle”

O drama de Fukushima se arrasta desde 11 de março de 2011, quando um forte terremoto e subsequente tsunami danificaram seriamente parte dos reatores da usina nuclear, provocando fusão de seus núcleos. Desde então, a sequência de panes tem sido ininterrupta.

Em meados de setembro, a Tepco divulgara que, após uma forte chuva, mais de mil toneladas de líquido levemente contaminado haviam escoado para o oceano. E na última sexta-feira um dispositivo para filtragem da água radioativa teve que ser desligado, poucas horas após ser colocado em funcionamento, devido a um defeito numa bomba. Um sistema mais eficaz de filtragem não estará em ação antes de meados de 2014.

Apesar de todas as notícias alarmantes, o porta-voz do governo japonês afirma que a situação “está sob controle, no geral”, segundo a imprensa nacional. Com essa mesma afirmativa, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, conseguiu recentemente convencer o Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre a viabilidade de realizar em Tóquio os Jogos Olímpicos de 2020.

AV/dpa/afp

Matéria da Agência Deutsche Welle, DW, reproduzida pelo EcoDebate, 04/10/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa