EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Denúncia: Especial Alerta Paracatu – Pare o maior envenenamento em massa do Brasil

 

Cresce anormalmente o número de casos de câncer em Paracatu, especialmente entre a população mais jovem. Para médicos e cientistas, a causa do problema é o arsênio liberado pela mineração de ouro a céu aberto na cidade. Os custos estimados com diagnóstico, tratamento e indenização das vítimas alcançam bilhões de dólares. Pedimos aos nossos Promotores Públicos que desengavetem a Ação Civil Pública de Prevenção e Precaução, e ao Prefeito da cidade de Paracatu e seus auxiliares que tomem as medidas de proteção às milhares de vidas humanas de Paracatu.

 

Mina de arsênio em Paracatu, primeiro-ministro canadense John Harper, Kinross Gold Corporation e presidente brasileira Dilma Roussef: apoio governamental ao envenenamento em massa. Fotos: Beto Magalhães, Reuters
Mina de arsênio em Paracatu, primeiro-ministro canadense John Harper, Kinross Gold Corporation e presidente brasileira Dilma Roussef: apoio governamental ao envenenamento em massa. Fotos: Beto Magalhães, Reuters.

 

Paracatu é uma cidade mineira de pessoas humildes e hospitaleiras. Nos últimos anos, algo estranho está acontecendo com a saúde dessa população. Cresce anormalmente o número de casos de câncer em Paracatu, especialmente entre a população mais jovem. Em Paracatu, o número de pacientes com câncer, em relação à população em geral é muito maior que em outras regiões do estado, do país ou do mundo. Como as condições de atendimento à saúde na cidade são precárias e a maioria da população é pobre, os pacientes buscam tratamento em hospitais filantrópicos em outras cidades de Minas Gerais, Distrito Federal e São Paulo, como o Hospital de Câncer de Barretos.

Para médicos e cientistas,a causa do problema é o arsênio liberado pela mineração de ouro a céu aberto na cidade. A solução do problema é paralisar a liberação deste veneno para o ambiente e diagnosticar e tratar as pessoas expostas ao arsênio. A EPA, agência de proteção ambiental do governo norte-americano calculou que as perdas e danos causados pelo arsênio variam entre US$1.5 milhão e US$6 milhões por cada vida humana. Desde 1987, os mais de 80 mil habitantes de Paracatu estão diariamente expostos à intoxicação crônica pelo arsênio liberado pela mineradora canadense Kinross Gold Corporation. Este é o maior envenenamento em massa de que se tem notícia na história do Brasil.

Os custos estimados com diagnóstico, tratamento e indenização das vítimas alcançam bilhões de dólares. Os impactos para a saúde das pessoas e a economia são desastrosos. Desde 2009, uma Ação Civil Pública de Prevenção e Precaução pede que o poder público ofereça exames clínicos e laboratoriais a toda a população de Paracatu e obriga a mineradora a pagar todos os custos com diagnóstico e tratamento de todos os habitantes da cidade. Esta Ação Civil Pública encontra-se paralisada no fórum de Paracatu.

Pedimos aos nossos Promotores Públicos que desengavetem a Ação Civil Pública de Prevenção e Precaução e ao Prefeito da cidade de Paracatu e seus auxiliares que tomem as medidas de proteção às milhares de vidas humanas de Paracatu. Como o arsênio de Paracatu está se dispersando pelo ambiente através da atmosfera e da água, pode-se afirmar que a contaminação de Paracatu é um problema de saúde pública local, regional, nacional e internacional.

SAIBA MAIS SOBRE O ENVENENAMENTO EM MASSA DE PARACATU:

Ação Civil Pública de Prevenção e Precaução por Dano Ambiental e à Saúde Pública Decorrente de Carga Contínua sobre o Meio Ambiente com Pedido de Cautela Liminar, proposta pela Fundação Acangau contra a Kinross Gold Corporation e Prefeitura Municipal de Paracatu (http://www4.tjmg.jus.br/juridico/sf/proc_resultado.jsp?comrCodigo=470&numero=1&listaProcessos=06181204120098130470&btn_pesquisar=Pesquisar). Um arquivoPDF desta Ação pode ser recuperado em http://anexo.novojornal.com/48280_2.pdf .

http://sosarsenic.blogspot.de/2009/11/canadian-kinross-gold-corporation.html

http://sosarsenic.blogspot.de/2010/07/stop-invisible-mass-killing-worldwide.html

Ono FB, Guilherme LR, Penido ES, Carvalho GS, Hale B, Toujaguez R, Bundschuh J. 2011. Arsenic bioaccessibility in a gold mining area: a health risk assessment for children. Environ. Geochem. Health 34:457-65.

Arsênio liberado pela Kinross em Paracatu já está bioaccessível, revela estudo. (http://alertaparacatu.blogspot.de/2012/05/arsenio-liberado-pela-kinross-em.html )

Professor da USP diz que incidência de câncer em Paracatu está acima da média. (http://paracatu.net/view/4148-professor-da-usp-diz-que-incidencia-de-cancer- )

Incidência de câncer em Paracatu é altíssima, afirma médico especialista. (http://alertaparacatu.blogspot.de/2012/11/incidencia-de-cancer-em-paracatu-e.html )

Le taux de cancer à Paracatu est très élevé. (http://www.brasileirosparaomundo.blogspot.de/2012/11/le-taux-de-cancer-paracatu-est-tres.html )

Desperately seeking sanction: Canadian extractive companies and their public partners. (http://sosarsenic.blogspot.de/2012/12/desperately-seeking-sanction-canadian_4071.html )

http://www.sosarsenic.blogspot.de/2012/12/sign-petition-to-stop-genocide-through.html

Dani SU. 2013. Osteoresorptive arsenic intoxication. Bone 53:541-5.

Envenenamento lento pelo ‘pó da herança’ descoberto em Heidelberg. (http://alertaparacatu.blogspot.de/2013/01/envenamento-lento-pelo-po-da-heranca.html )

ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS REPRESENTANTES NO MINISTÉRIO PÚBLICO E NA PREFEITURA QUE PODEM TOMAR AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS:

Promotor de Justiça de Paracatu: Paulo Campos Chaves

Promotora de Justiça de Paracatu: Mariana Duarte Leão

Promotorias de Justiça de Paracatu

Av. Olegário Maciel 193, CEP 38600-000 Paracatu MG

Tels.: (038) 3671-5719 / -6170 / -5313/ -6584/ -5543

Fax: (038) 3671-1761 / -4033 / (038) 3672-1599

Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais: Carlos André Mariani Bittencourt

Ministério Público do Estado de Minas Gerais 

Av. Álvares Cabral, 1690, CEP 30.170-001 Belo Horizonte MG

Tel.: (031) 3330-8100/-8263. Fax: (031) 3330-6362

Secretárias: 
Rosângela Borges,
 Tel. (031) 3330-8001, rborges@mp.mg.gov.br 
Cynthia Lopes,
 Tel. (031) 3330-8007, gabpgj@mp.mg.gov.br 
Chefe de Gabinete : Roberto Heleno de Castro Júnior (Promotor de Justiça)
 
Secretária:
 Renata Villela, Tel. (031) 3330-8220, renata@mp.mg.gov.br 
Secretário-Geral : Élida de Freitas Rezende (Promotora de Justiça)
 
Assessora: Christiane Puliti,
 Tel. (031) 3330-8319, puliti@mp.mg.gov.br 
Secretária:
  Maristela, Tel. (031) 3330-8319

Procurador Onésio Soares Amaral

Procuradoria da República em Minas Gerais

Av. Brasil, 1877, CEP 30140-002 Belo Horizonte MG

Tel.: (031) 2123-9000

PRM Uberaba
Av. Gabriela Castro Cunha nº 340, CEP 38.066-000 Uberaba MG
Tel.: (034) 3319-7900

prmura@prmg.mpf.gov.br

Prefeito de Paracatu:  Olavo Remígio Condé

Vice-prefeito de Paracatu:  José Altino Silva

Av. Olegário Maciel, 166, CEP 38600-000 Paracatu MG

Tel.: (038) 3679-0905

gabinete@paracatu.mg.gov.br

Secretário de Saúde de Paracatu: Agostinho Martins de Oliveira

Av. Romualdo Ulhoa Tomba 157, CEP 38600-000 Paracatu MG
Tel.: (038) 3671-3555 

Defensor Público do Município de Paracatu: Rodolfo Ramos Caldeira

Av. Olegário Maciel 166, CEP 38600-000 Paracatu MG

Tel.: (038) 3679-0905

 

Denúncia originalmente publicada no blogue Alerta Paracatu http://alertaparacatu.blogspot.com.br/ e enviada pelo Procurador de Justiça Serrano Neves – MPGO ao Portal EcoDebate

 

EcoDebate, 27/08/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

16 thoughts on “Denúncia: Especial Alerta Paracatu – Pare o maior envenenamento em massa do Brasil

  • ANDRE PEPALANTHUS

    Paracutu é cidade natal do ministro Joaquim Barbosa. Não é atribuição dele, mas o homem pode e, deve ajudar.

  • E triste morar em um país onde o dinheiro compra tudo, sou morador da cidade de Paracatu espero que não seja tarde demais quando alguém resolver tomar uma medida para acabar com essa falta de respeito com os moradores dessa cidade maravilhosa, deixo aqui meu protesto e indignação.

  • Suleiman Teixeira

    Lembro-me como se fosse hoje do dia em que acabaram com o garimpo em Paracatu. Garimpeiros desesperados na porta do Cine Teatro Santo Antônio onde havia ocorrido a assembléia e por fim a proibição do ganha pão da maioria das pessoas desta cidade: O GARIMPO. Motivo: Contaminação de mercúrio.
    Poi bem, mercúrio estava proibido, mas o ARSÊNIO não.
    O mercúrio era prejudicial, mas o ARSÊNIO não.
    O garimpo não podia, mas a KINROSS, famosa RPM pode. Eles podem tudo sabe pq??? Pq eles sabem como comprar políticos e autoridades imundas como eles. Pracinhas, asfaltinho meia boca, projetos sociais sem fundamentos… É o que eles sabem fazem para tampar o ARSÊNIO, a POEIRA e o SOL com a peneira.
    #FORAKINROSS

  • Tá explicado porque o hospital de Barretos de SP , tem um grande numero de paracatuense….

  • Há tempos que já disse isso para o povo. Perguntam para mim se vou morar em Paracatu eu respondo: só se for uns 60 km pra longe da cidade.

  • É MUITO TRISTE TUDO ISSO! PRECISAMOS FAZER ALGUMA COISA.

  • Este estado se chama Minas Gerais. Toda a legislação e proteção estão voltadas para a mineração. Quem cobrava o quinto venceu. Quem acha que vai mudar alguma coisa?

  • Infelizmente, vivemos hoje num país capitalista, que vc vale o quanto tem, temos que mudar isso, acordando o gigante que é o povo e voltar a protestar novamente. Se isso afeta a população da cidade, imagina nós que somos moradores vizinhos à mina. Nessa época do ano sofremos com a poeira e às vezes com a falta de respeito por parte deles com o barulho proveniente das máquinas pesadas deles. Vamos nos organizar e fechar o acesso deles durante uns 2 dias pra ver o que acontece?

  • iris da silva pereira

    é verdade… eu sou de paracatu ..moro a 24 anos em brasilia mas sempre estou em paracatu. e me da crise de tosse, tanto em mim com em minha filha uma alergia do ar em que respiramos .. e a agua tambem parece saloba,, muito estranho é em pena pq é tbm uma cidade maravilhosa

  • Para quem nao sabe, antes dessa Empresa Canadense, houve durante anos a fio, a exploracao dessa mina por parte da Inglaterra. Apos encher os seus cofres retirando barras e mais barras de ouro, certamente cedeu -(vendeu,?) o seu (DIREITO????) a eles… necesasario se faz empunhar as armas possiveis e utar pela vida!!!!!!!!!!!!!

  • E para contribuir com a situação os profissionais que fizeram o curso tecnico de medicina, e acreditam ser médicos, não consegue diagnosticar corretamente os casos! conclusão: mal atendimento para a população e os números podem ser mais alarmantes ainda! Sugestão: Mande um especialista fazer a inspeção dos casos de câncer e das mortes que ocorrem na cidade.

  • gilcineiatavares

    Enquanto os poderosos enchem os bolsos,os ignorantes e mal enformados formam panelinhas;;.. para catarem as migalhas;a nos simples mortais nos resta esperar em Deus;pois num pais… não e só em paracatu;num pais onde vergonhosamente o dinheiro compra tudo…;os poucos paracatuenses não iludidos pelas falsas indenizações não são fortes o bastante para amenizar este lamentável quadro.um problema que já vai elem de paracatu, que e uma cidade manipulada e comprada com falsas fabricas, com doações simuladas,e com bens materiais que jamais;,;; pagara o preço de uma vida Paracatu pede SOCORRO DILMA,Paracatu pede SOCORRO JOAQUIM BARBOSA…..

  • Não mais consumiremos os produtos que vem de PARACATU.

  • VALDECI RABELO SOUSA

    ESTOU COM UMA GRIPE ALÉRGICA,NEM SEI MAIS O Q/ QUE REMÉDIO NENHUM DÁ JEITO.

  • Engraçado ver as reclamações aqui. A câmara municipal propôs por duas vezes projetos que iriam amenizar os problemas causados pela mineradora. Uma foi projeto do vereador Romualdo Ulhôa intitulado l
    “LEI DAS AGUAS” que teve 4 votos favoraveis e 6 contra. Outro foi do vereador Glewton de Sá que proibia as detonações e consequentemente nao iria disiminar o arsênio. Em ambos o prefeito da época o Sr. Vasco Praça Filho não fez o menor esforço para aprová-los e muito menos a população qeu foi em sua maioria a favor do prefeito e contra os vereadores. O fato interessante é que no caso do projeto pelo fim das detonações, foi aprovado na câmara pelos 10 vereadores e quando do veto do prefeito apenas dois vereadores votaram contra o veto Glewton de Sá e Vânio Ferreira. Vamos pra câmara municipal, vamos pra porta da prefeitura, existir que acabem com esse inferno em nossa cidade. Quero ver é ter coragem!!!!!

  • O nome do primeiro ministro canadense é Stephen Harper, e não John.

Fechado para comentários.