EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Justiça nega acusação criminal contra a petroleira Chevron por vazamentos de petróleo na Bacia de Campos

 

vazamentos de petróleo na Bacia de Campos

 

A Justiça Federal, na capital fluminense, rejeitou acusação criminal contra a petrolífera Chevron e a operadora de sondas Transocean, por vazamento de petróleo em 2011. O acidente ocorreu na Bacia de Campos, no norte do estado, quando 3,7 mil barris de petróleo foram derramados no mar.

Por meio de nota, a Chevron disse estar satisfeita com a decisão e que permanece “comprometida em resolver qualquer questão remanescente que tenha relação com este incidente”. A petroleira afirma também que continua disposta a cooperar com as autoridades brasileiras e “compartilhar as lições importantes que beneficiarão” a operação no Brasil.

Cabe recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra a decisão. A procuradora responsável pelo caso, Gisele Porto, tem cinco dias para se manifestar sobre a decisão, que pode encerrar o caso. Ela não falou à imprensa.

Por causa do vazamento, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) aplicou uma multa de R$ 35,1 milhões contra a Chevron no ano passado.

Em março de 2012, MPF denunciou as empresas Chevron e Transocean e 17 funcionários, entre eles o presidente da Chevron no Brasil, George Buck, em ações cíveis e criminais, por crime ambiental e dano ao patrimônio público, em decorrência do vazamento. O MPF pediu para os denunciados penas de até 31 anos de prisão.

Edição: Beto Coura

Reportagem de Isabela Vieira, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 22/02/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa