Plantio de soja transgênica no Brasil atinge quase 90% da área total semeada com a oleaginosa

 

rotulagem - transgênicos

 

O plantio de soja transgênica do Brasil deverá atingir 24,36 milhões de hectares na temporada 2012/13, ou quase 90 por cento da área total semeada com a oleaginosa, apontou nesta segunda-feira estudo da consultoria Céleres obtido pela Reuters em primeira mão. Matéria de Roberto Samora, da Reuters, no UOL Notícias.

Na safra 12/13, com plantio de soja praticamente encerrado, a área total foi estimada pela consultoria em 27,46 milhões de hectares.

“Comparando com a safra anterior, projeta-se um crescimento de quase 3 milhões de hectares na área semeada com variedades de soja geneticamente modificada”, afirmou a Céleres, em relatório.

Segundo a consultoria, o avanço no uso da tecnologia ocorre com agricultores “motivados por mais um ano de margens favoráveis”, após recordes no preço da oleaginosa na bolsa de Chicago neste ano.

A soja transgênica utilizada no Brasil é tolerante a herbicidas, o que permite aos produtores um controle mais eficaz de ervas daninhas.

“Os produtores brasileiros investem cada vez mais em tecnologias que favorecem os ganhos de produtividade, como forma de potencializar o retorno da atividade”, observou a Céleres.

De acordo com a consultoria, considerando que a área total na safra 12/13 (de variedade transgênica e convencional), deve crescer 2,3 milhões de hectares, “temos um novo incremento no market share das variedades transgênicas sobre as convencionais”.

A Céleres estima uma produção recorde de 79 milhões de toneladas de soja em 2012/13, crescimento de quase 20 por cento ante o volume registrado na temporada passada, quando a seca afetou a produção no Sul e o país cultivou uma área menor.

ÁREA TOTAL TAMBÉM CRESCE

A soja representa a maior parte do cultivo de transgênicos no Brasil.

Mas a área cultivada com todos os transgênicos utilizados no país, incluindo soja, milho e algodão, deverá atingir 37,1 milhões de hectares na atual temporada 2012/13, um incremento de 14 por cento em relação ao ciclo anterior, apontou relatório da consultoria.

EcoDebate, 18/12/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Top