EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

BP é condenada a pagar a maior multa da história americana por maré negra no Golfo do México

 

Imagem da explosão em 2010 na plataforma Deepwater Horizon que matou 11 pessoas e espalhou milhões de barris de petróleo no Golfo do México. Foto: US Coast Guard
Imagem da explosão em 2010 na plataforma Deepwater Horizon que matou 11 pessoas e espalhou milhões de barris de petróleo no Golfo do México. Foto: US Coast Guard

 

A BP terá de pagar “a maior multa penal da história americana” como parte de um acordo amigável feito com as autoridades americanas relativo a parte do processo pela maré negra do Golfo do México, indicou nesta quinta-feira à AFP uma fonte ligada ao caso. Matéria da AFP, no Yahoo Notícias.

A companhia indicou que vai pagar cerca de 4,5 bilhões de dólares às autoridades americanas.

A BP havia confirmado “que mantém discussões avançadas com o Departamento de Justiça (DoJ) americano e com as autoridades do mercado de ações (SEC) sobre uma liquidação de todos os processos penais federais e no mercado de ações ligados ao acidente com a Deepwater Horizon”.

O acordo é relativo apenas aos processos penais e não a alguns processos civis federais, particulares ou iniciados por alguns estados.

O valor recorde da multa penal supera 1,3 bilhão de dólares pagos em 2009 pelo laboratório farmacêutico Pfizer para liquidar os litígios relacionados a práticas comerciais ligadas a um anti-inflamatório.

A explosão ocorrida no dia 20 de abril de 2010 na Deepwater Horizon, a 80 quilômetros de Nova Orleans, no sul dos Estados Unidos, deixou onze mortos e espalhou centenas de milhões de litros de petróleo no Golfo do México até o fechamento do poço quatro meses depois.

A BP já havia concluído um acordo amigável de 7,8 bilhões de dólares com as vítimas da maré negra.

EcoDebate, 16/11/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa