EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Podcast

[Áudio] Impactos dos agrotóxicos na saúde humana e no ambiente, palestra de Márcia Sarpa de Campos Mello, Inca

 

Áudio

Seminário de enfrentamento aos impactos dos agrotóxicos na saúde humana e no ambiente

Palestra proferida por Márcia Sarpa de Campos Mello, pesquisadora da área de Vigilância do Câncer relacionado ao Trabalho e ao Ambiente do Instituto Nacional de Cancer (Inca), durante o seminário do dia 5 de junho de 2012, realizado no Auditório da ENSP. O evento foi coordenado por Rosany Bochner, pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, e composto com a presença dos pesquisadores da Fiocruz e do Instituto Nacional de Câncer.

A pesquisadora Márcia apresentou dados sobre a mutagênese e a carcinogênese em relação aos agrotóxicos. Falou do aumento rápido da incidência de câncer nos últimos anos. O Inca estima, para 2012, 518 mil novos casos da doença no Brasil, classificando-a como a segunda causa de morte no mundo, ficando atrás somente das doenças cardiovasculares. Ela concordou com a palestrante Karen Friedrich e reafirmou que os agrotóxicos podem exercer efeitos carcinogênicos como a genotoxidade, promoção de tumor, ação hormonal e imunotoxidade.

Também citou alguns exemplos de alimentos com potencial mutagênico e carcinogênico, como maçã, cenoura, pimentão, pepino, abacaxi, laranja, alface e beterraba, assim como aumento de leucemia, câncer de próstata, pulmão, linfoma não Hodgkin e melanoma cutâneo, doenças observadas em agricultores americanos expostos a agrotóxicos. Por fim, considerou que a maioria dos casos de câncer (80%) está relacionada ao ambiente (água, terra e ar, alimentos, medicamentos, estilo e hábitos de vida, indústrias químicas, agricultura e afins), no qual é encontrado grande número de fatores de risco. Arquivo disponível para audição e/ou download no ícone ao lado.

[powerpress]

Palestra socializada pela Biblioteca Multimídia do portal da ENSP

EcoDebate, 12/07/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “[Áudio] Impactos dos agrotóxicos na saúde humana e no ambiente, palestra de Márcia Sarpa de Campos Mello, Inca

Fechado para comentários.