EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Governo do Japão diz que ainda não é momento de moradores retornarem às cidades próximas de Fukushima

 

O governo do Japão recomenda o adiamento do retorno das pessoas para as cidades que ficam nos arredores da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país. O chefe de gabinete do primeiro-ministro, Osamu Fujimura, fez ontem (4) a recomendação. De acordo com ele, as autoridades ainda examinam a água acumulada na usina, pois há desconfianças de que está contaminada.

Em 11 de março de 2011, o Japão foi atingido por um terremoto seguido de tsunami. Os fenônomenos causaram danos na Usina de Fukushima, provocando vazamentos e explosões na região. Os acidentes radioativos no Japão geraram um alerta mundial sobre a segurança nuclear.

Para evitar riscos de contaminação, o governo do Japão determinou a desocupação de nove cidades nos arredores da usina. Os moradores foram transferidos para cidades próximas e ainda vivem de forma provisória. As crianças passaram a usar monitores que medem o nível de radiação.

Paralelamente, por orientação de especialistas, os funcionários da usina se empenham na retirada de combustível dos reatores nucleares, que foram danificados no ano passado.

*Com informações da agência estatal de notícias do Japão, Kyodo//Edição: Graça Adjuto

Reportagem de Renata Giraldi*, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 05/04/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa