EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Após protestos de pescadores japoneses, Tepco desiste de lançar água de Fukushima ao mar

 

A Tokyo Electric Power Company (Tepco), operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi, resolveu ouvir os protestos de pescadores japoneses e desistiu de lançar a água da central ao mar, informou a emissora NHK nesta sexta-feira.

O anúncio foi feito no dia em que o primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, deve divulgar a “parada fria” nos reatores 1, 2 e 3 de Fukushima. Matéria da EFE.

Isso significa que as temperaturas dessas unidades estão estabilizadas abaixo de 100 graus centígrados e que os vazamentos regrediram de forma substancial.

No entanto, a Tepco ainda tem dificuldade para manejar a água radioativa que inunda a usina –que depois é bombeada e reciclada para refrigerar os reatores afetados– diante da falta de espaço para armazenar o líquido extraído das instalações.

É por isso que em 8 de dezembro a companhia anunciou um plano para lançar parte da água, previamente descontaminada, ao mar, o que provocou os protestos da Associação Nacional de Cooperativas de Pesca.

A insatisfação dos pescadores levou a Tepco a cancelar o plano e a anunciar que não lançaria a água ao oceano sem a aprovação prévia do Ministério de Pesca e de outras instâncias do Governo, segundo a NHK.

A emissora também informou nesta sexta-feira que o ministro encarregado de lidar com a crise nuclear visitará a zona afetada no fim de semana para analisar com líderes municipais a gestão das zonas de evacuação ao redor da usina.

O terremoto e o posterior tsunami de 11 de março provocaram na usina nuclear de Fukushima Daiichi o pior acidente nuclear dos últimos 25 anos, o que fez com que mais de 80 mil pessoas fossem retiradas de suas casas e afetou pecuária, agricultura e pesca locais.

Matéria da EFE, no UOL Notícias.

EcoDebate, 16/12/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Após protestos de pescadores japoneses, Tepco desiste de lançar água de Fukushima ao mar

  • Ricardo Machado

    Qual será a opão de descarte?

Fechado para comentários.