EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

SP: Com metano no subsolo, o Shopping Center Norte é incluído em lista de áreas contaminadas críticas

 

O terreno onde está localizado o Shopping Center Norte, na zona norte da capital paulista, foi incluído na lista de áreas contaminadas críticas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que constatou acúmulo de gás metano no subsolo. O shopping foi construído sobre um antigo lixão.

De acordo com a Cetesb, o shopping foi autuado por não ter cumprido medidas emergenciais, como a instalação de drenos para o gás em toda a área do empreendimento. O órgão ambiental ressalta que as medidas são necessárias para “afastar quaisquer eventuais riscos de explosividade, em consequência de uma concentração do gás em espaço confinado”.

A Cetesb multou o centro comercial, que tem 331 lojas duas vezes: R$ 8.725, em maio, e R$ 17.450, em agosto. Além disso, o órgão encaminhou oficios sobre a situação para o Ministério Público Estadual, a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente.

O Center Norte disse, por meio de nota, que monitora o terreno constantemente e que o risco de incêndio ou explosão é “improvável”. “Uma vez que o metano está localizado no subsolo do empreendimento e não acima do piso do shopping”.

Reportagem de Daniel Mello, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 19/09/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa