EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Incra e PM voltam a Anapu (PA) por causa de tensão com madeireiros

Semana passada, a pedido do MPF, foi flagrada novamente a derrubada ilegal de árvores, mas após saída da PM madeireiros voltaram a ameaçar moradores do PDS Esperança

A situação permanece tensa em Anapu, na região da Transamazônica paraense, onde trabalhadores rurais do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança mantém desde a semana passada um bloqueio na estrada para impedir o trânsito de madeireiros que exploram ilegalmente a floresta do assentamento.

Hoje, 18 de janeiro, acontecerá uma reunião no local, com a presença da superintendente do Incra de Santarém, Cleide Antonia de Souza. Os assentados propuseram a colocação de guaritas de segurança nas entradas do assentamento, para coibir a invasão da área por madeireiros. A medida já foi tomada em outro assentamento de Anapu.

“Concordamos com a colocação das guaritas porque entendemos ser uma maneira mais permanente de impedir a invasão pelos madeireiros. E também vamos trabalhar para punir quem vende madeira para esses criminosos”, alerta o procurador da República em Altamira, Bruno Gutschow.

Na semana passada, após pedido do MPF, a Secretaria de Segurança Pública do Pará enviu homens da Polícia Militar para o local. Eles chegaram a apreender um caminhão carregado de toras retiradas ilegalmente, mas não fizeram nenhuma prisão. Após a saída da PM, de acordo com informações da Comissão Pastoral da Terra, os madeireiros voltaram ameaçar os assentados.

Hoje, o procurador Bruno Gutschow solicitou que a PM volte à área para acompanhar a reunião de amanhã, para garantir a segurança dos produtores rurais e também dos servidores do Incra. O secretário de segurança Luiz Fernandes já confirmou o envio dos policiais.

O padre Amaro Lopes e as freiras Jane Dwyer e Katia Webster, que continuam o trabalho da irmã Dorothy Stang em Anapu, estão no local onde os assentados bloquearam a estrada e continuam acompanhando de perto a situação.

Fonte: Ministério Público Federal no Pará

EcoDebate, 18/01/2011

Nota do Ecodebate: sobre este conflito leiam, também, a nota da CPT “Anapu, Pará: Conflito entre madeireiros ilegais e trabalhadores assentados se acirra


Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.