EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisa analisa organismos com potencial biotecnológico para uso em processos de biorremediação

Imagem da Baía da Guanabara feita por satélite (Foto: Nasa)
Imagem da Baía da Guanabara feita por satélite (Foto: Nasa)

O trabalho da bióloga Mônica de Oliveira Viana, aluna de mestrado do Programa de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), além de avaliar o impacto da poluição na qualidade sanitária de água e areia nos ecossistemas da Baía de Guanabara, busca microorganismos com potencial para uso em processos de biorremediação – utilização de seres vivos ou de seus componentes na recuperação de áreas contaminadas – de derivados de petróleo e dos metais mercúrio e cromo. A aluna é integrante da linha de pesquisa na temática da contaminação microbiológica de areias de ecossistemas, coordenada pela pesquisadora Adriana Sotero-Martins, orientadora do trabalho.

Segundo Mônica, apesar de a Baía de Guanabara ser um ecossistema extremamente produtivo, sofre com a grande quantidade e diversidade de poluentes que são lançados diariamente em suas águas. Dentre os resíduos industriais descarregados estão a carga de óleo e resíduos contendo metais pesados, como mercúrio e cromo, que comprometem seriamente a fauna e flora e a saúde pública. “O tratamento dos efluentes é importante para a preservação do ambiente. Métodos e processos que conjuguem baixo custo e uma alta remoção dos metais pesados estão sendo incentivados. Alguns microrganismos possuem potencial biotecnológico para remediação de ambientes contaminados e estão sendo investigados em nosso trabalho”, explicou.

“O enfoque maior, no meu caso, é na busca de organismos envolvidos na biorremediação – utilização de seres vivos ou de seus componentes na recuperação de áreas contaminadas -, para amenizar impactos causados por metais. Estamos pesquisando, em nível molecular, quais organismos têm genes envolvidos na resistência a metais pesados”, disse. Cepas de leveduras isoladas da água, areia seca e areia úmida de praias, que sofrem grandes impactos na região foram testadas quanto ao seu potencial de emulsificação e resistência aos metais cromo e mercúrio. Após análises nos laboratórios da Ensp e da Uerj, 50% das cepas testadas apresentaram atividade emulsificante, sendo possível, desta forma, identificar microorganismos com potencial para uso em processos de biorremediação dos derivados contaminantes.

Os resultados ainda são preliminares, e a pesquisadora Adriana Sotero-Martins está fazendo uma parceria com a Fiocruz Amazônia, em Manaus, uma vez que o meio ambiente amazônico é extremamente afetado pelas indústrias da Zona Franca. “Queremos encontrar bactérias resistentes nesse tipo de ambiente e que possam biorremediar praias impactadas por poluentes. Apesar da correnteza dos rios serem muito fortes, o que aumenta a capacidade de regeneração da região, nos períodos de seca a poluição pode comprometer a saúde da população”, explicou a pesquisadora.

Informe Ensp/Agência Fiocruz de Notícias, publicado pelo EcoDebate, 11/11/2010

Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.