EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Tese mostra que reflorestamento com eucalipto altera formas de produção na América Latina e Caribe

GEO 3 América Latina e Caribe

Até que ponto o reflorestamento com espécies exóticas, que acontece principalmente na América Latina e no Caribe (ALC), é uma boa alternativa às mudanças climáticas? As respostas para a pergunta foram um dos objetos de estudo do pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Gabriel Schutz em sua tese de doutorado La insoportable levedad del papel: Conflicto socioambiental y salud en torno de la producción de celulosa en el Cono Sur latinoamericano, defendida no Programa de Saúde Pública da Escola, e que agora podem ser encontradas em mais uma publicação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o GEO 3 América Latina e Caribe. A publicação aponta que o florestamento com eucalipto vem modificando as formas tradicionais de produção rural e impactando a saúde e o ambiente na região.

O GEO 3 ALC faz uma avaliação da situação ambiental da região, com base em dados e informações disponíveis e confiáveis. O estudo é uma contribuição do Pnuma para promover melhorias no bem-estar das populações e contribuir para o debate em torno do conceito de sustentabilidade ambiental, que enfrenta desafios significativos no seu desenvolvimento, presente e futuro. Este terceiro relatório sobre o estado do ambiente na América Latina e Caribe foi estruturado em cinco capítulos.

Segundo Gabriel, que está inserido em outro projeto do Pnuma (GEO Saúde), o convite para sua participação na elaboração do GEO 3 ALC surgiu a partir da sua tese de doutorado, na qual analisou os impactos socioambientais da monocultura do eucalipto e produção de celulose para exportação. Um viés da sua pesquisa aborda os dilemas latino-americanos de “sequestrar” o excesso de dióxido de carbono na atmosfera a partir da florestação com eucalipto.

“Parte da minha pesquisa foi inserida nesse produto e aborda as contradições das formas de compensação do dióxido de carbono. Uma das formas de fazer isso é por meio da florestação com espécies de crescimento rápido, principalmente com o eucalipto. Meu trabalho questiona se não seria melhor reflorestar com espécies nativas recuperando a biodiversidade. E, além de recuperar, parar de queimar a mata e de matar o que nela vive”, diz.

Sobre os impactos da monocultura do eucalipto, Gabriel revela que há um certo fetichismo em relação ao que se chama de gestão ambiental. “A maioria das plantações florestais tem certificações internacionais de gestão ambiental. Porém, o que elas garantem é que aquela monocultura é ambientalmente saudável a ela mesma. O eucalipto, principalmente por ser uma árvore sem frutos e sementes, traz impactos à biodiversidade. Inclusive, em alguns casos, as terras usadas com essa plantação poderiam ser aplicadas para a produção de alimentos”.

Gabriel recorda que a fase de monocultura extensiva do eucalipto já aconteceu há mais de trinta anos na América Latina, mas que a tendência não é expandi-la por grandes territórios, e sim fazer parcerias com pequenos produtores. “O eucalipto não é plantado apenas para a celulose, mas em função do carvão vegetal. Muitos produtores rurais tradicionais do interior que tinham milho e pomares de frutas para fazer doces estão substituindo essas produções pelo eucalipto, com a promessa de terem uma renda maior. Isso está gerando, além de problemas ambientais, uma forte perda cultural e alimentar em algumas regiões do Brasil, principalmente em Minas Gerais, no interior de São Paulo e no norte fluminense”.

Para Gabriel, este tipo de florestamento não seria ruim se fosse regulamentado. “O eucalipto é uma arvore; não é ruim por si só. O problema está na forma como ele vem sendo utilizado. No Espírito Santo, por exemplo, quando, há 40 anos, houve a transformação do espaço geográfico para a produção de madeira, índios e quilombolas foram obrigados a abandonar suas florestas e territórios. Trabalhadores rurais migraram em busca de emprego, deixando suas mulheres tomando conta de filhos e idosos no local. Isso acarretou, além de grande migração urbana naquele estado, forte impacto sobre o gênero feminino. Apesar de hoje não estar acontecendo com tanta intensidade, esse processo deixou suas pegadas no território e nas populações excluídas”, concluiu Gabriel.

Informe Ensp/Agência Fiocruz de Notícias, publicado pelo EcoDebate, 03/09/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

4 thoughts on “Tese mostra que reflorestamento com eucalipto altera formas de produção na América Latina e Caribe

  • Rogério Maestri

    Não entendi mais nada, é para se capturar carbono ou o que?

    Fica-se no famoso se corre o bixo pega se fica o bixo come.

    Na realidade me parece que tem muita gente que não quer que se faça nada.

  • Emerson Sichinel

    QUALQUER cultivo agrícola causa impactos…
    Ou tem gente se esquecendo de que nós somos exóticos no continente americano???
    Respeito quem quiser ser contra a cultura do eucalipto, mas solicito coerência: parem imediatamente de utilizar os produtos ou sub-produtos desta cultura, e podem começar pelo papel-higiênico mesmo.
    Depois que fizerem isso podemos conversar, porque tenho pavor à hipocrisia…

  • Uns anos atràs encaminhei uma matèria a respeito do megaprojeto de “reflorestamento” da regiao ao longo da ferròvia Carajàs-Itaqui apreentado pelo entao Presidente Fernando Collor de Mello. Uma àrea enorme na sua maioria com floresta densa que seria derrubada para fazer espaço ao plantio da nova “floresta” de eucalyptus.
    Ainda bem que o FMI e o BM nao aceitaram a proposta tambèm porque esta “nova Floresta” teria sido utilizada “de maneira sustentàvel” para fornecer carvao para a Vale do Rio Doce.
    Padre Angelo Pansa-Delegado ICEF

  • Agora parece que o Governo Federal està licitando um bocado da pouca mata que ainda sobra no Parà para mais uma vez “exploraçao sustentàvel dos recursos florestais da Amazònia” como previsot na Lei Florestal aprovada pelo Governo Lula, assim como a aprovaçao da nova barragem no Xingu ( nao tanto “nova” pois è a mesma que o que foi bloqueada em 1987/1989 e que se chamava KARARAO, “rebatizada agora com o nome de “Belo Monte” tendo como padrinho e madrinha o Presidente Lula e a candidata dele a Presidente Dilma Rousseff.
    A història se repete, assim como os desastres socio-ambientais ligados aos megaprojetos na Amazònia.
    Padre Angelo Pansa-Delegado ICEF

Fechado para comentários.