EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

PF desmantela quadrilha de abate clandestino de animais de grande porte, principalmente onças

PF desmantela quadrilha de abate clandestino de animais de grande porte

A Polícia Federal deflagrou a Operação Jaguar, com o objetivo de desmantelar organização delituosa com atuação em três Estados da Federação (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná), cuja principal atividade consiste no abate clandestino de animais de grande porte, notadamente onças pintadas, pardas e pretas, no Pantanal e em outras regiões do País.

As investigações, desenvolvidas em conjunto com o IBAMA, tiveram início no ano passado pela PF em Corumbá/MS que obteve relatos do encontro de carcaças de onças em algumas fazendas na região pantaneira do estado e ainda o sumiço de felinos que estavam em monitoramento pelo IBAMA.


Em continuidade às investigações, a PF constatou a presença de indivíduos, acompanhados do filho do mais famoso caçador de onça do Brasil, transportando em camionetas vários cães de raça, típicos para caça de grande felinos.

Os levantamentos evidenciaram que o conhecido caçador de onça e seu filho usavam da prática de capturar onças para encoleiramento, no contexto do programa Pró-Carnívoros, desenvolvidos pelo IBAMA, para acobertar sua atividade de caça clandestina e predatória.

Toda a ação criminosa do grupo se desenvolve quando os caçadores, brasileiros e/ou estrangeiros, ingressam no Pantanal por meio de aviões particulares, pousam em fazendas da região, equipados com modernas armas de caça. Nas fazendas utilizam os cães, normalmente cedidos pelo “caçador de onças” ou alguns fazendeiros que têm interesse em proteger seu gado do felino. Após os registros fotográficos dos abates, destroem as carcaças. Há evidências que alguns “troféus” são levados até para o exterior, vez que a PF constatou a frequente participação de uma pessoa, residente em Curitiba/PR, com conhecimento em Taxidermia – arte de empalhar animais.

Normalmente as caçadas predatórias são organizadas por outro caçador profissional identificado como E. A. S., residente em Cascavel/PR.

Pelos chamados “safáris”, os clientes pagavam por animal abatido, especificamente onça-pintada, parda e preta. Por um valor maior, tinham o direito à pele, cabeça ou a todo o animal, que era empalhado em Curitiba.

A PF não descarta a possibilidade de o grupo participar de safáris na África, introduzindo no Brasil, peles e partes de animais caçados naquele continente, inclusive no tráfico de marfim, cuja comercialização é proibida internacionalmente.

Acolhendo representação da Polícia Federal, a Justiça Federal de Corumbá autorizou o monitoramento do grupo e, nesta fase ostensiva da operação JAGUAR, expediu 7 Mandados de Prisão Temporária e 14 Mandados de Busca e Apreensão assim distribuídos:

No Paraná:
Curitiba: 1 Mandado de Prisão Temporária e 1 Mandado de Busca e Apreensão;
Cascavel: 1 MPT e 2 de Busca e Apreensão;
Corbélia: 1 MPT e 1 de MBA.

No Mato Grosso:
Rondonópolis: 2 Mandados de Prisão Temporária e 3 Mandados de Busca;
Sinop (área rural): Atuação da PF e do IBAMA, com possíveis prisões em flagrante de caçadores em plena atividade predatória.

No Mato Grosso do Sul:
Miranda: 2 Mandados de Prisão Temporária e 4 Mandados de Busca.
Bodoquena: 3 Mandados de Busca e Apreensão. (Cumpridos pela PF com apoio da Polícia Civil).

Os alvos, independentes das circunstâncias em que forem presos, serão indiciados nos crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9605/98) – Perseguir, caçar ou matar animais da fauna silvestre sem permissão – Pena de seis meses a um ano e ainda por porte ilegal de arma de fogo, cuja pena prevista é de até 4 anos de reclusão e mais o artigo 288 do Código Penal (Formação de Quadrilha ou Bando – Pena de 1 a 3 anos de reclusão.

A operação foi deflagrada ontem (20), por volta de meio-dia quando equipes de policiais federais e do IBAMA, utilizando viaturas tracionadas e ainda um helicóptero do IBAMA, prenderam em plena atividade de caça clandestina 8 pessoas, sendo 4 argentinos, 1 paraguaio e 3 brasileiros (um é policial militar do MT). Todos portando grande número armas e munições de diversos calibres. A PF efetuou a prisão do grupo na manhã, antecipando a “Grande Caçada” que estava agendada pelos predadores para ontem à noite, evitando assim o abate de um ou mais felinos.

Os Mandados de Prisão Temporária e de Busca e Apreensão nos locais já descritos foram cumpridos ontem, no final da tarde, após a prisão em flagrante do grupo de caçadores em fazendas na região de SINOP.

Informe da PF, publicado pelo EcoDebate, 22/07/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

One thought on “PF desmantela quadrilha de abate clandestino de animais de grande porte, principalmente onças

  • Na Terra do Meio e no Sul do Parà hà abates onde vem sendo encaminhados os rebanhos na Operaçao Boi Pirata. A carne dos animais leiloados e abatidos vem sendo distribuida para Entidades Beneficientes oo outras Entidades Assistenciais. E se estes rebanhos foram criados em àreas atingidas pelo NUFARM 2,4-D “aditivado” com 2,5-T
    (= Agente Laranja”)o Programa “Fome Zero” continuaria matando os famintos mandando engolir “DIOXINAS” = CANCER, etc.
    Padre Angelo Pansa

Fechado para comentários.