EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Novo estudo sugere que encolhimento de geleiras provocará escassez de alimentos na Ásia

Número de pessoas afetadas é estimado em 60 milhões, menos que o previsto pelo IPCC em 2007

Cerca de 60 milhões de moradores da região do Himalaia sofrerão escassez de alimentos nas próximas décadas, à medida que as geleiras encolhem e as fontes de água para as lavouras se esgotam, diz estudo [Climate Change Will Affect the Asian Water Towers] divulgado nesta quinta-feira.

Mas os cientistas holandeses, escrevendo para a revista Science, concluem que o impacto será muito menor que o estimado anteriormente pelo Painel Intergovernamental para a Mudança Climática, o IPCC. O relatório da ONU de 2007 advertia que centenas de milhões estariam em perigo com a redução do gelo nas montanhas asiáticas.

A causa da discrepância, dizem os cientistas, é o fato de que algumas bacias na região dependem mais das chuvas que do degelo para se manterem abastecidas. Reportagem da Associated Press, com informações adicionais do EcoDebate.


As que dependem fortemente das geleiras, do a do Rio Indo, do Ganges e do Brahamaputra poderão perder quase 20% de sua água até 2050. A bacia do Rio Amarelo, na China, em contraste, ganharia um aumento de 9,5% nas chuvas, por conta da mudança no padrão das monções com a alteração climática.

“Demonstramos que são apenas certas áreas serão afetadas”, disse o professor de Hidrologia da Universidade de Utrecht, Marc Bierkens, um dos autores do estudo. “O número de pessoas afetadas ainda é grande. Cada pessoa é uma vítima a mais, mas isto é muito menos do que se havia antecipado”.

O estudo é um dos primeiros a examinar o impacto do encolhimento das geleiras nas bacias fluviais do Himalaia. Ele vai estimular ainda mais o debate sobre o impacto do aquecimento global nas populações que dependem de grandes bacias hidrográficas no Paquistão, Índia, Nepal, China, Bangladesh e Butão.

A maioria dos cientistas concorda que as geleiras estão derretendo num ritmo acelerado, à medida que as temperaturas sobem.

Alguns pesquisadores se viram sob duras críticas por causa do relatório da ONU de 2007 a respeito dos efeitos esperados da mudança climática. Esse texto incluía diversos erros, e sugeria que o gelo do Himalaia poderia desaparecer até 2035, centenas de anos antes da estimativa correta.

O erro – a transposição de um dígito, de 2350 para 2035 – abriu a porta para uma série de ataques.

As descobertas apontadas pelo grupo holandês foram recebidas com cautela por outros especialistas. Eles disseram que há incertezas e faltam dados para que se possa afirmar com confiança o que ocorrerá nas próximas décadas.

Climate Change Will Affect the Asian Water Towers
Immerzeel et al.
Science 11 June 2010: 1382-1385
DOI: 10.1126/science.1183188

Reportagem da Associated Press, no Estadao.com.br.

EcoDebate, 11/06/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.