EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Lula avisa que governo vai construir Belo Monte mesmo sem a participação de empresas privadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fala à imprensa sobre a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, após encontro com o presidente do Líbano, Michel Sleiman, no Palácio Itamaraty (Antonio Cruz/ABr)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fala à imprensa sobre a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, após encontro com o presidente do Líbano, Michel Sleiman, no Palácio Itamaraty (Antonio Cruz/ABr)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou ontem (22) que a Usina de Belo Monte, no Pará, será construída mesmo sem a participação de empresas privadas. A reação do presidente ocorre no momento em que a construtora Queiroz Galvão ameaça deixar o leilão. Lula comemorou a vitória judicial contra os adversários da construção da hidrelétrica e a realização do seu leilão. Segundo ele, a participação é livre e não há “cadeado” prendendo ninguém.

No leilão entrou quem quis, sai quem quiser depois. Não tem cadeado algum fechando a porta. Não tem. Tem várias portas, quem quiser entrar entra, quem quiser sair, sai. Não tem nenhum problema. A única coisa que eu digo, é o seguinte: nós, enquanto Estado brasileiro, enquanto empresa pública faremos sozinhos, se for necessário fazer”, afirmou ele, depois de evento no Itamaraty.

O presidente disse que a polêmica em torno do assunto já dura três décadas. De acordo com ele, as críticas aos governos anteriores se referem ao fato de não terem feito a usina. Segundo Lula, o processo envolvendo as discussões, os debates e até embates judiciais foi o de “maior democratização possível”.

Nós conseguimos, no maior processo de democratização possível, legalizar e fazer o leilão de Belo Monte. Tivemos que derrotar tantas quantas liminares entraram na Justiça, agora, o argumento dos contra é dizer que o preço foi barato? Eu achei fantástico. Nós fazemos leilão para quê? Para que a melhor oferta ganhasse e a melhor oferta é o preço de energia que vai chegar para o consumidor”, disse ele.

Segundo Lula, as empresas que desistiram de concorrer ficaram livres para decidir se permaneceriam na disputa. Para ele, as companhias que desistiram, fizeram uma opção. “De repente, a menor oferta ganha e as pessoas começam a dizer ‘mas foi oferecido por empresas pequenas, as grandes caíram fora’. Caíram fora porque quiseram. Disputa é disputa”, afirmou.

De acordo com o presidente, o país que quer ser a quinta economia do mundo na próxima década deve oferecer aos investidores a garantia de fornecimento de energia com capacidade de pelo menos cinco anos. “Por isso estamos fazendo [as hidrelétricas de] Santo Antônio, Jirau e Estreito e vamos logo logo anunciar o complexo Tapajós que será uma revolução no sistema de produção de energia hidrelétrica nesse país. É o projeto plataforma”, afirmou.

Reportagem de Renata Giraldi, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 23/04/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

5 thoughts on “Lula avisa que governo vai construir Belo Monte mesmo sem a participação de empresas privadas

  • Eu estou com o meu coracao partido.Nao aceito esta barragem de belo monte.E o cacique guerreiro Raoni ja falou nao queremos nada em nossa area,pelo que eu tenho lido so falam das grandes empresas que estaram no consorcio de belo monte.Mais uma vez os povos da floresta nao tem voz,enqunto eu moro no pais da Suecia(Cidade de Gotemburgo onde poem bandeiras em janelas,balcoes e jardim mostrando que la e seu territorio no qual eu acho que nao precisa de bandeiras em residencias o governo vai por uma barragem que e a terceira maior do mundo no rio xingu,eu tinha muitas fotos no meu album do orkut do governo do presidente,no qual lhe fazia grandes admiracoes pois somos coterraneos mas depois dessa noticia nao quero mais governo na minha pagina do orkut!Na aceito esta barragem como tambem os povos representantes da floresta e a maioria dos brasileiros,quem vence e a maioria.enqunto os europeus pagam para ver uma ilha o governo faz uma coisa dessa.Nao aceito e nao vou aceitar igual o grande guerreiro cacique Raoni caiapo!Tenho carta do governo brasileiro de saudacoes porque mandei e responderam no qual na epoca fiquei muinto honrada .Mas depois dessa histori da barragem de belo monte meu mundo caiu como e possivel isto na Amazonia.Ja nao chegam os abusos que os povos da floresta enfrentam?Eu mostro o meu nome porque eu nao devo nada a ninguem,trabalho e estudo honestamente na Suecia e defendo ainda o meu pais mesmo estando longe.O meu coracao esta doendo de tristeza por este desastre ecologico no Brasil.Amiga do Brasil orkut!

Fechado para comentários.