EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisa mostra que gordura saturada é a maior responsável por aumento de peso

carnes / gordura saturada

Ela leva a crescimento de até três vezes da massa corporal

Pesquisa feita no Laboratório de Morfologia e Morfometria Cardiovascular do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) mostra que as gorduras saturadas levam a um aumento três vezes maior da massa corporal em relação às não saturadas quando ingeridas na mesma quantidade.

“A novidade é que a qualidade do lipídio é mais importante do que a quantidade ingerida”, diz Marcia Águila, coordenadora do estudo.

A pesquisa visa investigar como os diferentes tipos estruturais de lipídios conhecidos atuam no acúmulo de gordura corpórea e visceral. Para isso, na metodologia usada, camundongos foram distribuídos em grupos, recebendo a mesma quantidade de alimento: um grupo controle recebeu dieta padrão (para roedores), com 10% de lipídios, e quatro grupos receberam diferentes dietas hiperlipídicas (“banha de porco”, “óleo de oliva”, “óleo de canola” e “óleo de girassol”) que continham 50% de lipídios, simulando projeção do consumo real da população ocidental.

Os animais que consumiram gorduras poliinsaturadas (óleo de girassol e óleo de canola) e monoinsaturadas (óleo de oliva) apresentaram um aumento de 6%, somente na massa corporal, quando comparados ao grupo controle. Já os animais que receberam gorduras saturadas (“banha de porco”) apresentam uma percentual quase três vezes maior: o aumento foi de 17% no peso na mesma comparação.

Além dos lipídios insaturados não apresentarem muita influência no ganho de massa corporal, ainda atuam como proteção cardiovascular, mostrou o estudo. A nutricionista revela que já coordenou outros estudos sobre o consumo desse tipo de lipídio, e as respostas obtidas indicaram a diminuição da pressão arterial e a proteção das estruturas cardíacas e hepáticas, diminuindo e revertendo os processos inflamatórios dos tecidos, desencadeado pelo sobrepeso. Na dieta humana, são encontrados principalmente nos óleos vegetais, como o azeite extra virgem, mas também em alguns alimentos, como milho, amendoim, peixes etc.

Entretanto, a atual pesquisa confirma aquilo que outros estudos já haviam demonstrado: que as gorduras saturadas são extremamente prejudiciais à saúde. Mas foi além ao indicar que elas são as grandes vilãs do acúmulo de gordura corpórea e, portanto, responsáveis pelo desencadeamento dos processos inflamatórios. A gordura causa o enrijecimento de estruturas celulares (membrana plasmática) e, consequentemente, provoca diminuição da taxa metabólica basal.

Márcia Águila explica que o sobrepeso, em uma pessoa, indica que os órgãos internos estão envoltos em gordura, inclusive o próprio tecido adiposo. A gordura visceral libera substâncias (citocinas) que atuam como um corpo estranho. Inicia-se, assim, o processo inflamatório no tecido, o que desregula ou diminui suas funções orgânicas.

As gorduras saturadas estão presentes em muitos alimentos do consumo popular, como doces e salgadinhos. Márcia reforça que o grande vilão para a obesidade é o excesso na alimentação, somado ao sedentarismo e ao estresse. Se a população obesa não para de crescer, um tratamento relativamente simples pode ajudar a reverter essa tendência. “Um paciente com síndrome metabólica, independente do grau, pode reverter seu quadro clínico com perda de peso e exercício físico regular”, assegura a nutricionista.

Confira nos links a seguir mais informações sobre a pesquisa: www.lmmc.uerj.br e www.bhex.uerj.br

Informações do Boletim Faperj On-line, publicadas pelo EcoDebate, 05/01/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.